Home
Aluno do Senac comemora a realização do sonho do primeiro emprego

Aluno do Senac comemora a realização do sonho do primeiro emprego

Imprimir
Aos 18 anos, o riobranquense Jeferson Leitão Barreto da Costa, estudante do ensino médio, já tinha como principal preocupação, a conquista do primeiro emprego. Com o incentivo da mãe, que sempre falava sobre as oportunidades do Senac, o jovem sabia que para iniciar sua vida profissional com o menor tempo necessário, a capacitação seria indispensável no processo. Contratado por meio do Programa de Aprendizagem do Acre, ao mesmo tempo em que trabalhava na empresa, fez o curso Aprendizagem Comercial em Serviços de Vendas no Centro de Educação Profissional (CEP) de Rio Branco.

Atualmente com 21 anos, após concluir o curso em abril de 2016, foi contratado pelo seu grande desempenho na execução de suas funções, e diz estar feliz com as conquistas alcançadas até aqui. “Sempre tive facilidade com vendas e considerava o ramo um grande desafio no mercado de trabalho, lidar com o público é algo difícil, exige técnicas e conhecimentos específicos para lidar com todas as possíveis situações. A qualificação sempre foi meu principal foco, porque sempre soube que iria enriquecer o meu currículo, sempre tive o Senac como referência em qualificação profissional. Nem imaginava que eu viria a ser contratado, mas graças a Deus consegui, quero continuar estudando e almejo muitas conquistas profissionais”, destaca Jeferson.

A empresa Acre Motors, localizada no Bairro Abrahão Alab, concessionária autorizada de motocicletas, além da venda de peças e serviços, conta com um corpo de colaboradores qualificados. Para Suzy Neiva Morais da Silva, gerente da empresa, a qualificação é constante e necessária para se manter ativo no mercado de trabalho. “O Jeferson é um jovem muito esforçado e dedicado aqui na empresa. As atribuições que são dadas a ele, são realizadas com muita dedicação e presteza e isso é fundamental em um convívio de trabalho, pois acaba contagiando a todos em volta”, destaca a gerente.

Sobre a Aprendizagem

O Programa de Aprendizagem qualifica jovens entre 14 e 24 anos por meio de cursos profissionalizantes que facilitam a sua inserção no mercado de trabalho. Ele funciona com base na Lei 10.097/2000 sobre Aprendizagem, que obrigada os estabelecimentos de qualquer natureza, que tenham pelo menos sete empregados, a contratar aprendizes.

Os cursos que o Senac oferece são: Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas, em Serviços Administrativos, de Lanchonete, de Supermercados, de Vendas, Desportivos e em Serviços Hoteleiros. Para participar, o jovem deve procurar primeiro uma empresa que contrate aprendizes para se cadastrar. Depois de selecionado pela empresa, o jovem é encaminhado para o curso no Senac.