Home
Aluno Senac é um dos escolhidos para o Prêmio Nacional Dólmã do Enchefs 2018

Aluno Senac é um dos escolhidos para o Prêmio Nacional Dólmã do Enchefs 2018

Imprimir
Rodrigo Lira ganhou a seletiva realizada em Rio Branco e agora vai para Goiás em dezembro

Valorizar a arte culinária, mostrar o potencial gastronômico regional e criar novos sabores são possibilidades viabilizadas a partir de eventos da área de alimentação. O Encontro de Chefs, Enchefs, é um evento que acontece para potencializar a gastronomia e premia chefs de todo o Brasil em duas categorias: estadual e nacional. O Acre participa da disputa entre os estados, na categoria nacional os profissionais representam as cinco regiões do país.

Deocleciano Brito, Embaixador da Gastronomia no Acre e um dos organizadores da fase de seleção, explica que há três possibilidades de seguir para a etapa nacional do Enchefs, ‘a primeira possibilidade é a que o Rodrigo foi vencedor: cinco competidores preparam um prato e são avaliados por jurados, a segunda maneira é por indicação do embaixador e a terceira votação pela internet’, esclareceu o chef que tem 35 anos de experiência na área de alimentos.

O aluno do curso Técnico em Cozinha, Rodrigo Lira foi o vencedor entre cinco competidores. O prato escolhido para a disputa foi ravióli de pato com tucupi e jambu. Em dezembro ele participará da categoria do Enchefs Estadual, em Goiás. ‘O Senac é algo muito grande na minha vida.  Eu, ainda estudante do curso Técnico em Cozinha, ganhar esse evento é como subir de nível profissionalmente e poder ser visto de outra forma. Essa vitória não é só minha. É dos meus orientadores do Senac porque na instituição há muitas pessoas que nos ensinam a estar preparados tecnicamente para eventos como esse e para o mercado gastronômico’.

 

Raimundo Ananias é chef e orientador educacional do Senac e foi um dos jurados na etapa seletiva. Ele aponta que Rodrigo é uma pessoa muito dedicada e que cumpriu os critérios da avaliação com excelência. ‘Para mim é um prêmio também, porque é como um filho. Esse é um prato que não é simples, com produtos regionais e vendo a atuação de todos, e especialmente do Rodrigo passa um filme na minha cabeça’.

O chef Deocleciano Brito destaca a importância da formação profissional na área ‘é muito importante o espaço de formação profissional e técnica como o Senac porque soma o conhecimento técnico à competência e habilidade já desenvolvida pelo aluno. Gastronomia é fantástica é uma arte culinária e precisamos aprender técnicas, mas tem o diferencial de cada um que é a criação’.

O evento em Rio Branco foi realizado na ‘cozinha dos sonhos’, como observa Raimundo Neto. É uma cozinha profissional funcional da Engefrio. A proprietária da empresa, Aldeni Barbosa Chaves, diz que o investimento é para atender a um público amplo. ‘Estamos apostando no que está em alta: as pessoas gostam de comer bem. Então, tem desde o profissional que precisa de suporte, mas tem muita gente hoje que quer ter um espaço gourmet e aqui ela pode vir, experimentar e se quiser adquirir os equipamentos’.

Para quem tem interesse em aprender mais sobre a área da gastronomia, o Senac está com matrículas abertas para o curso Técnico em Cozinha (com 800 horas e início previsto para dia 10 de setembro no período da noite), Preparação de Bolos e Tortas (com 40 horas no período da tarde e aulas iniciando dia 20 de agosto), e Técnicas de Produção de Pizzas (com 15 horas de aulas no período da noite e previsão de início dia 27 de agosto). Para mais informações acesse o site portal.ac.senac.br,  www.facebook.com/SenacAcre  ou entre em contato pelo telefone: 68 3213 3000.

Confira mais fotos: https://www.flickr.com/photos/senac_acre/albums/72157700025291025