Home
Alunos do curso Cuidador de Idosos do Senac promovem debate quanto aos cuidados e de interação ao convívio social

Alunos do curso Cuidador de Idosos do Senac promovem debate quanto aos cuidados e de interação ao convívio social

Imprimir
Alunos do curso de Cuidador de Idoso do Centro de Educação Profissional (CEP) promoveram, na tarde do dia 7, na Unidade Básica de Saúde Dr. Raimundo Moreira, localizado no bairro João Eduardo I, uma roda de conversa sobre cuidados e direitos dos idosos, esclarecendo dúvidas e proporcionando a aproximação ao convívio social e familiar.

Infelizmente, muitas pessoas ainda têm uma visão mistificada da terceira idade, com a ideia de que, com o passar do tempo, os idosos diminuem suas redes de relações sociais, tornando-se menos satisfeitos com a vida. Embora muitos acreditem que envelhecer significa deixar de desenvolver-se, adoecer e afastar-se de tudo, na verdade, existem possibilidades da pessoa continuar ativa e de manter uma boa qualidade de vida.

Durante a ação, foram realizadas atividades destinadas a familiares juntamente com os idosos, envolvendo a família em dinâmicas e distribuição de material impresso para facilitar o entendimento quanto aos cuidados básicos e legislação. A atividade faz parte de um cronograma de ações a serem realizadas no Projeto Integrador, cujo principal objetivo é desenvolver atividades para obtenção final de avaliação.

O Projeto Integrador é uma atividade curricular que tem o objetivo de desenvolver as competências que estão sendo adquiridas no período letivo. O objetivo precípuo é orientar o discente quanto à inter-relação das competências que estão sendo adquiridas no percurso formativo, sua utilização e importância para a aquisição de novas competências, contempladas nos módulos subsequentes, que contribuirão para a aplicabilidade no contexto da área tecnológica.

Curso de cuidador de idoso

A capacitação qualifica pessoas para que acompanhem o envelhecimento saudável e possam cuidar de idosos com e sem necessidades especiais na sua rotina. Preserva e valoriza a convivência social e familiar do idoso.

O cuidador atua na relação entre o idoso, seus familiares e os integrantes da equipe profissional de saúde. Esse profissional pode trabalhar em residências, hotéis, spas, clubes, instituições de longa permanência, clínicas e hospitais.