Home
Alunos do Curso de Operador de Caixa do Senac encerram o curso através de Projeto Integrador

Alunos do Curso de Operador de Caixa do Senac encerram o curso através de Projeto Integrador

Imprimir
Alunos do curso de Operador de Caixa do Senac realizaram, no último dia 15, o encerramento da turma através de execução do Projeto Integrador, no Núcleo de Educação Profissional (NEP). A intenção é aumentar a carga de horas dos alunos para que possam desenvolver um Projeto para avaliação e obtenção da nota ao término do curso.

A orientadora educacional Conceição Moura aborda a importância do aprendizado dos alunos no desenvolvimento do projeto. “O desenvolvimento e execução do Projeto Integrador nos cursos ofertados pelo Senac são de fundamental importância, pois visa interagir e leva o aluno para o mercado de trabalho. Eles conhecem a realidade da área de atuação antes do estágio, participam de experiências que, para o futuro, ser]ao bastante positivas para a sua formação e, consequentemente, serão destaque no mercado de trabalho”, ressalta.

Para aluna Helen Cássia Monteiro, 18, a experiência será de grande valia durante a execução da sua futura profissão. “Construir esse trabalho por meio do Projeto Integrador foi uma momento de aprendizado. A apresentação foi ótima, apresentamos de forma positiva e com sucesso”, destaca.

Perfil Profissional e Mercado de Trabalho

Toda empresa que vende diretamente produtos ou serviços ao cliente, necessita de profissionais capacitado para exercer a função de Operador de Caixa, este profissional será responsável pela checagem e cobrança do bem consumido. Muitos não têm conhecimento do nível de responsabilidade deste profissional, sua função vai muito além de simplesmente passar os produtos pelos leitores de códigos de barra e cobrar o valor final da compra para os clientes. A função exige grande responsabilidade e seus resultados positivos elevam diretamente na receita da empresa.

O operador de caixa é um profissional muito organizado e atento, que sabe se relacionar de maneira cordial com o público interno e externo, no caso os clientes e supervisores, além de ter como principal característica, perfil que sabe atuar sob pressão. Outra vantagem deste profissional é a grande oferta no mercado de trabalho, com a flexibilidade de horários, existe a possibilidade para empregabilidade em todos os turnos de atuação do comércio.

O que é o Projeto Integrador?

O Projeto Integrador é a atividade curricular que tem o objetivo de desenvolver as competências que estão sendo adquiridas no período letivo. O projeto culmina com a apresentação de um trabalho interdisciplinar, que deverá enfatizar nas disciplinas de referência previstas no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) para cada PI.

O objetivo do Projeto Integrador é orientar o discente quanto à inter-relação das competências que estão sendo adquiridas no percurso formativo, sua utilização e importância para a aquisição de novas competências, contempladas nos módulos subsequentes, que contribuirão para a aplicabilidade no contexto de cada área. O Projeto é uma estratégia de ensino aprendizagem cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas, assuntos, bases abordados durante o cursos desenvolvidos pela instituição.