Home
Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente – EAD do Senac realizam visita na UTRE

Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente – EAD do Senac realizam visita na UTRE

Imprimir

Como forma de atender às necessidades do cronograma de atividades do módulo “componentes curricular presencial”, alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do EAD realizaram visita na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE), localizada no km 10 da rodovia BR-364, sentido Rio Branco Porto Velho, na tarde da última sexta-feira, 20.

Os 21 alunos foram acompanhados pela coordenadora do polo EAD do Senac em Rio Branco, Socorro Muniz, e pela professora presencial do curso Técnico em Meio Ambiente,  engenheira florestal Ana Paula Souza. Recebidos pela bióloga Aline Paiva Ramos, os alunos obtiveram informações acerca do processo de acondicionamento dos resíduos desde a colheita, passando pela separação e depósito durante palestra.

O mês de junho é referencia mundial para ações voltadas para conservação do meio ambiente. O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, além de alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do locam em que vivemos.

Em Estocolmo, na Suécia, no dia 5 de junho de 1972, ocorreu o início da primeira  Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente, na qual foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para o aluno João de Deus, a visita foi uma oportunidade para que todos pudessem refletir acerca da produção de lixo e destinação correta do mesmo. “A realidade é bem diferente, nossa cidade está se desenvolvendo e é referencia nesse tipo de tratamento de resíduos sólidos na Região Norte. Para mim, foi uma experiência única e, desde já, aumenta nossa responsabilidade para com o meio ambiente. Acredito que a responsabilidade será de democratizar tudo aquilo que aprendemos na conservação do meio ambiente e do lixo produzido por nós”, destaca João.

Para a professora engenheira florestal Ana Paula Souza, a visita deve servir também como reflexão acerca da produção de lixo. “A visita foi satisfatória, sendo que todos os aspectos ambientais foram abordados e repassados para o entendimento dos alunos e para que eles pudessem visualizar a importância da atuação de um técnico em meio ambiente no mercado de trabalho”, destaca Ana Paula.

A coordenadora do EAD em Rio Branco ressaltou a importância da visita. “Para nós, o curso tem uma importância muito grande. Em pouco tempo, teremos profissionais no mercado de trabalho atuando na conservação e conscientização das pessoas acerca da preservação do meio ambiente, principalmente no tocante à educação ambiental que propõe uma mudança de cultura da população do nosso estado”, destaca Socorro Muniz.

O ensino à distância é um dos segmentos que mais crescem em todo o planeta, se destacando pela rapidez com que se desenvolve e atingindo, em alguns casos, 40% de crescimento ao ano. A educação à distância vem crescendo intensamente no Brasil e no mundo.

Com histórico de pioneirismo que o Senac possui com a educação à distância no estado, o órgão se coloca à disposição do mercado cursos livres, cursos técnicos e de pós-graduação.

O Acre dispõe de três polos de educação à distância. Dois estão localizados em Rio Branco, na Escola Senac e no Palácio do Comércio; e um, no município de Cruzeiro do Sul, na Rua Boulevard Thaumaturgo, 1.148, Centro. São vários cursos em diferentes áreas e você ainda conta com professores qualificados, certificação reconhecida nacionalmente e metodologia com ênfase na prática.

Encontre o seu lugar no mercado de trabalho, faça sua matrícula acessando o site ead.senac.br/tecnicos  e se capacite. O Senac oferece o melhor ensino a distância do país.

Texto: Sandro de Brito  Fotografia: Felipe Barros