Home
Alunos do curso Técnico em Suporte e Manutenção de Informática desenvolvem projeto integrador com montagem de laboratório

Alunos do curso Técnico em Suporte e Manutenção de Informática desenvolvem projeto integrador com montagem de laboratório

Imprimir
Alunos do curso Técnico em Suporte e Manutenção de Informática do Senac realizaram, no último dia 8, a execução de um projeto integrador  de montagem do laboratório para o curso Técnico em  Designer Gráfico no Núcleo de Educação Profissional – NEP.

O aluno Thiago Araújo, de 25 anos, fala da experiência em desenvolver a atividade. “A experiência é ótima, o que aprendemos durante as aulas (teorias) colocamos em prática. Isso nos permite prática para o mercado de trabalho. Lidar com pressão, com a corrida do tempo, com os problemas técnicas que possam acontecer. Nosso orientador está nos supervisionando e dando dicas essenciais para que o trabalho aconteça de forma fácil e prática”, afirma.

Para que eles possam concluir o módulo, é necessário desenvolver um Projeto, espécie de TCC, para avaliação e obtenção da nota ao término do curso durante as aulas das disciplinas: Desenvolvimento de Aplicativos, Cabeamento Estruturado, Montagem de Computadores e Instalação de Sistemas.

Para o orientador de educação, Luiz Henrique, destaca a importância do aprendizado dos alunos no desenvolvimento do projeto. “A montagem deste laboratório vai contar muito quando eles concluírem o curso. Esse tipo de “avaliação” vai enriquecer muito na experiência, pois eles estão colocando em prática o que aprendem durante as aulas, como educador fico feliz em participar do crescimento deles e ver como estão se empenhando e até se superando”, ressalta.

O que é o Projeto Integrador

O Projeto Integrador é a atividade curricular que tem o objetivo de desenvolver as competências que estão sendo adquiridas no período letivo. O projeto culmina com a apresentação de um trabalho interdisciplinar, que deverá enfatizar nas disciplinas de referência previstas no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) para cada PI.

O objetivo precípuo do Projeto Integrador é orientar o discente quanto à inter-relação das competências que estão sendo adquiridas no percurso formativo, sua utilização e importância para a aquisição de novas competências, contempladas nos módulos subsequentes, que contribuirão para a aplicabilidade no contexto de cada área. O Projeto é uma estratégia de ensino–aprendizagem cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas/assuntos/bases abordados durante os cursos desenvolvidos pela instituição.