Home
Alunos do Senac concluem atividades de conscientização sobre cuidados com idosos

Alunos do Senac concluem atividades de conscientização sobre cuidados com idosos

Imprimir
Em um momento de bastante alegria e descontração, os alunos do curso de cuidador de idosos do Senac, realizaram no inicio do mês na Unidade Básica de Saúde, Dr. Raimundo Moreira, localizado no bairro João Eduardo I, o encerramento das atividades do Projeto Integrador com atividade festiva para todos os idosos.

A ação foi idealizada com intuito de mostrar que o idoso não deve ser esquecido perante a sociedade, convívio familiar, que na maioria das vezes isso acaba acontecendo. É necessário ter a plena consciência que o envelhecimento é um processo normal pelo qual passa todo ser humano, desde que somos concebidos já estamos envelhecendo, é um processo natural da vida.

Segundo Rossi Ramos, orientadora educacional do curso, aborda a importância da ação realizada pelos alunos. “O projeto foi dividido em duas fazes: A primeira foi feita uma roda de conversa entre os alunos e os idosos, para abordar diversos temas sobre sexualidade, higiene bucal e violência doméstica e negligência médica. Foram passadas diversas orientações para os familiares que se fizeram presentes também. Na segunda fase, foi realizado uma recreação, com um grande café da manhã, boa música, tudo para levar até eles um momento de alegria. Os alunos desenvolveram com êxito esse trabalho, pois os alunos colocaram em prática tudo o que viram dentro de sala de aula e puderam ter uma noção de como vivem e as necessidades que esses idosos precisam”, ressalta.

Diante disso é preciso que a sociedade contribua para uma melhor qualidade de vida do idoso, em relação às condições econômicas, de habitabilidade e de convívio. É importante que se crie uma relação social que contribua para a independência e autonomia das pessoas idosas, além disso, é necessário que haja mudanças no comportamento em relação ao idoso, valorizando-o, respeitando-o e procurando soluções objetivas para seus problemas.

A idosa Maria das Dores Pereira, 67 anos, fala da importância da atividade que os alunos realizaram. “Eu adorei o bate papo que eles fizeram e da atividade. Achei maravilhoso, pois só assim a gente como idoso, se sente valorizado, pessoa, humano e visto por alguém. Os alunos e alunas do curso do Senac, são uns amores, me trataram muito bem. Eu graças a Deus sempre encontro, na minha trajetória de vida pessoas maravilhosas. Este curso de cuidador de idoso é muito importante, pois ensina outras pessoas a cuidar e zelar a pessoa idosa”, afirma.