Home
Alunos do Senac desenvolvem projeto em parceria com escola pública de Rio Branco

Alunos do Senac desenvolvem projeto em parceria com escola pública de Rio Branco

Imprimir
Os alunos do curso Técnico de Manutenção de Suporte em Informática do Senac realizaram, entre os dias 18 a 22, na escola de Ensino Fundamental Edilson Façanha, no bairro Novo Calafate, a execução do projeto integrador cujo a finalidade foi restaurar e recuperar todos os computadores da instituição de ensino e, com isso, os estudantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula durante o curso.

O objetivo da parceria com o Núcleo de Educação Profissional (NEP) e a escola é aplicar cursos de informática com intuito de qualificar a comunidade escolar do bairro, mas infelizmente havia uma deficiência muito grande com relação ao laboratório: as máquinas, o sistema operacional e os programas não estavam dentro dos padrões exigidos para um ensino de qualidade. Pensando nesta dificuldade, foi proposto pela supervisão do curso que os alunos desenvolvessem essa atividade como projeto integrador para a conclusão do curso, onde eles identificaram os problemas, fizeram um relatório e foi passado para a direção e providenciaram todas as necessidades que estavam sendo pedidas.

Para o aluno Nardeson Costa de Lima, esse tipo de parceria é muito importante para qualificação dos alunos. “É muito interessante essa parceria que o Senac está fazendo na escola em restaurar o laboratório de informática. É muito importante este trabalho para a nossa formação, o que aprendemos em sala de aula estamos colocando em prática. Eu já trabalho na área de informática já algum tempo, fazendo bicos e depois da conclusão do curso eu pretendo montar meu próprio empreendimento na área de informática”, ressalta o aluno.

Para o orientador educacional Luiz Henrique, há uma importância na experiência dos alunos no projeto. “A finalização desse projeto é muito importante para os alunos, pois eles estão desenvolvendo tudo que aprenderam durante em sala de aula e também certificam para o mercado. Eles estão desenvolvendo as atividades dentro da competência exigidas pela instituição, com todas as habilidades para ingressar na área de informática”, afirma o orientador.

Os profissionais de informática têm o papel de resolver problemas cotidianos de seus clientes internos, como consertar computadores e garantir acesso de todos aos sistemas de uma determinada empresa, além de montar e corrigir problemas em computadores e periféricos e lidar com mídias de armazenamento de dados. Com habilitação técnica, tem 1000h de duração presenciais.

A formação nessa área prepara o aluno para ser tornar um profissional qualificado, preparado para definir especificações técnicas, instalar e interagir com sistemas operacionais mais usuais e configurar redes de computadores.

Alunos do Senac desenvolvem projeto em parceria com escola pública de Rio Branco