Home
Alunos do Senac encerram curso com grande ação beneficente

Alunos do Senac encerram curso com grande ação beneficente

Imprimir
Alunos do curso de corte e costura do segmento Moda e Beleza do Senac promoveram,  na última quinta-feira, 3, ação referente ao Projeto Integrador, onde realizaram doação de todas as peças produzidas durante o curso às entidades carentes da capital. O Senac desenvolve, desde 2013, o Modelo Pedagógico Nacional, ação estratégica para qualificar e alinhar a oferta de educação profissional em todo o País.

A costura de peças do vestuário, geralmente, produz muitas sobras de tecidos que, quando não aproveitadas, comprometem o meio ambiente. O objetivo foi desafiar os grupos de alunos a encontrar uma solução para este problema por meio da utilização das técnicas de reaproveitamento de tecidos. Neste caso, os alunos utilizam as sobras descartadas ao longo do curso, transformando-as em utilitários, peças decorativas ou de vestuários que possam gerar renda.

Três instituições carentes foram privilegiadas com as peças produzidas durante o curso: o Lar dos Vicentinos, o Educandário Santa Margarida e Centro Socioeducativo de Menores Infratoras. “Esta ação engrandeceu não só o Senac,  mas também os alunos, pois com o aprendizado e esforço durante o curso, pessoas foram ajudadas, e logo neste mês de dezembro, em que se comemora o Natal. Todos ficam sensibilizados com o tema”, comenta a supervisora técnica do segmento de Moda e Beleza do Senac, Sônia Bonfim.

Projeto Integrador

O Projeto Integrador é uma “Unidade Curricular de Natureza Diferenciada”, baseada na metodologia de ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno. Esta Unidade Curricular é obrigatória nos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, Qualificação Profissional, Habilitação Técnica e respectivas certificações intermediárias.

O planejamento e a execução do Projeto Integrador propiciam a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso, pois apresentam ao aluno situações que estimulam o seu desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo a resolução de problemas a partir do tema gerador.

 

Portanto, é importante que os alunos ampliem sua visão sobre o perfil do costureiro e sua atuação como profissional e cidadão, provocando reflexões sobre o impacto do seu trabalho na natureza, resultando em atitudes sustentáveis, um diferencial que caracteriza as “Marcas Formativas Senac”.

Fonte: Setor de Marketing e Comunicação