Home
Alunos do Senac intensificam campanha “Doe Orgãos, Doe Vida” nas ruas da cidade

Alunos do Senac intensificam campanha “Doe Orgãos, Doe Vida” nas ruas da cidade

Imprimir
Para incentivar a população acreana a se tornar doadora de órgãos e tecidos, alunos do curso de aprendizagem realizaram, na manhã do dia 2, panfletagem em vários pontos do bairro do Bosque, área central da capital, onde, na ocasião, foram distribuídos diversos materiais educativos como adesivos, cartazes e panfletos. A iniciativa faz parte do cronograma de ações referente a campanha “Doe Orgãos, Doe Vida”, idealizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Sesc, Senac e Central de transplante do Acre.

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, 95% dos procedimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para se tornar um doador efetivo, é necessário que os órgãos passem por uma triagem, onde é feito uma análise de aptidão do órgão do paciente. Além disso, a legislação prevê que a família decida se vai querer ou não doar os órgãos do familiar.

As doações realizadas ano passado possibilitaram a realização de vários transplantes, fazendo com que crescessem os procedimentos de órgãos mais complexos como pulmão, coração e medula óssea. A doação de órgãos é um ato de solidariedade, onde infelizmente as filas para receber um órgão só é grande devido a falta de conscientização das pessoas.