Dados do Instituto Nacional do Câncer revelam que o câncer de mama ainda é o que mais acomete mulheres em todo o mundo. Para este ano, a previsão é que mais de 52 mil novos casos de doença sejam diagnosticados. No Brasil, em 2013, a estimativa é de 52.680 casos novos da doença, com projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres.
No Acre, foram registrados oito novos casos de câncer de mama somente esse ano. A palestrante revela em abordagem simples e direta a preocupação com os jovens acerca da doença. “Nós como profissionais em saúde temos o dever de orientar a todos as pessoas de que o diagnóstico precoce desta doença é, sem dúvida, um dos fatores que mais proporcionam o sucesso da cura”, disse Aline.
Para a diretora regional do Senac, Hirlete Meireles, a instituição sempre buscar deixar seus alunos bem informados sobre todos os assuntos para que possam opinar e tomar suas decisões. “O Outubro Rosa é sem duvida uma conquista da sociedade e as palestras trazem temas como o câncer de mama para dentro da instituição. No mês de novembro, teremos também várias abordagens sobre a saúde masculina em alusão ao “Novembro Azul”, que trata da saúde do homem”, destacou Hirlete Meireles.