Home
CIPA/Senac realiza palestra sobre incêndio

CIPA/Senac realiza palestra sobre incêndio

Imprimir
“Não é somente o conhecimento técnico. É preciso também ter discernimento para analisar e detectar de maneira correta o que é princípio de fogo e incêndio para tomar a atitude mais acertada  e segura nesses casos”. Foi com essa frase que o Cabo Bombeiro Militar Gonzaga deu início a palestra sobre combate a incêndio e noções básicas de procedimento, realizada nesta quinta-feira, 27, pelo Senac, em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar do Acre.

A iniciativa foi da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA/Senac) em conformidade ao planejamento estratégico desenvolvido para realização dessas ações. Durante a palestra, várias demonstrações de combate ao fogo e formas de mensurar a gravidade do incêndio foram abordadas, bem como a mostra de vários produtos para combater cada tipo de material em chamas, ou seja, já em combustão, como CO2, pó químico e a própria agua.

Para o primeiro secretario da CIPA/Senac,  Antônio Valdecir Neto, a palestra irá ajudar na prevenção de acidentes e aumentar a segurança. “Nosso objetivo maior acerca da realização das palestras é fazer com que nossos colaboradores tenham conhecimento maior sobre incêndio e que eles possam ser multiplicadores desse conhecimento”, destaca Antônio.

Para a diretora regional do Senac, Hirlete Meireles, a realização das palestras é uma questão de segurança e deve ser respeitada. “Estar preparado para eventuais casos de incêndio, por menores que sejam, é uma demonstração de respeito aos usuários de nossas instalações. A proposta é que os funcionários passem pelo curso, tornando-se agentes multiplicadores de informações imprescindíveis à segurança e à vida nas imediações do Senac” destaca a diretora.

A palestra tratou também de como se dá o manuseio correto dos extintores de incêndio, bem como rompimento do lacre de segurança e identificação de qual produto está no interior de cada recipiente, proporcionando conhecimentos práticos que podem ser aplicados a qualquer momento e em qualquer lugar, permitindo que o participante possa, de fato, fazer o diferencial e ter a certeza de que, com técnica e conhecimento, é possível manter atitudes preventivas a todo instante.

Texto e Fotografia: Sandro de Brito