Home
Colaboradores do Senac participam de capacitação em Qualidade no Atendimento de Excelência ao Cliente

Colaboradores do Senac participam de capacitação em Qualidade no Atendimento de Excelência ao Cliente

Imprimir
O Senac encerrou com a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos colaboradores, no último dia 30, capacitação em Qualidade no Atendimento de Excelência ao Cliente. O curso, com carga horária de 20h/aula, foi realizado no Núcleo de Educação Profissional (NEP) e ministrado pela orientadora educacional Mônica Ferraz Santana.

Durante a capacitação, os colaboradores envolvidos desenvolveram plano de ação com foco em identificar pontos de melhorias e desenvolver projetos em busca na excelência no atendimento ao público. Os apontamentos e pontos de melhoria serão encaminhado à direção do Senac por meio de Relatório Geral, com propostas e ações que terão como foco alcançar um atendimento de excelência.

O curso Qualidade no Atendimento ao Cliente visa conscientizar os colaborados envolvidos no atendimento da instituição em adquirir capacitação com foco na qualidade no relacionamento com o cliente, colaboradores das Unidades Operativas do Senac que tenham contato direto com o público, entre eles participaram: assistentes educacionais, assistentes de atendimento e vendas, assistentes de biblioteca, monitores de alunos, operadores de caixa. A capacitação teve como objetivo melhoria nos serviços prestados ao público em geral.

Atualmente no mercado, não basta que as empresas lancem produtos e serviços de alta qualidade e tecnologia: exige-se a sustentabilidade do processo produtivo, preços competitivos, vantagens e valores que sejam percebidos e aprovados pelos clientes e consumidores. Nesse sentido, o diferencial competitivo dos negócios estará diretamente relacionado ao atendimento e ao valor agregado dos serviços prestados aos clientes. A excelência do atendimento ao cliente é que determinará o crescimento das empresas e uma maior participação no mercado

A capacitação teve como objetivo promover mudanças na equipe de trabalho, visando à melhoria no atendimento interno e externo, otimizar a qualidade da comunicação e do atendimento tanto dos clientes internos como externos, desenvolvendo um padrão de excelência no atendimento, aperfeiçoando técnicas e adotando um novo modelo de trabalho na área de atendimento ao público.

A escolha do curso foi consequência de um mapeamento das competências de cada colaborador através do PDI (Plano de Desenvolvimento Individual do Trabalhador). A Avaliação de Desempenho com foco em Competências é um instrumento de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Destas informações realizado uma triagem, para identificar o nível de desempenho do colaborador, posteriormente cada gestor repassa esses dados para a Gerência de Pessoas, onde será executa a capacitação para fins na melhoria e na boa qualidade no ambiente de trabalho tanto interno e externo baseado através da Política de Avaliação de Desempenho.

A política de avaliação de desempenho tem por finalidade definir os conceitos básicos, estabelecer critérios, padronizar procedimentos, nortear e aperfeiçoar o processo de Avaliação de Desempenho dos colaboradores. Busca como essência principal contribuir de modo eficaz para a atração, retenção, movimentação e crescimento dos profissionais que compõe a Entidade. Estabelecer como foco as pessoas, criando uma atmosfera de transparência e confiança, fazendo dessas um diferencial competitivo junto ao mercado. A presente Política deverá ser flexível e dinâmica com a necessidade constante de revisão e modernização, acompanhando as exigências e novas práticas de mercado.

Curso de Atendimento ao Cliente

Abordar e ensinar ao aluno conhecimentos, habilidades e atitudes pessoais e profissionais necessárias para o atendimento de clientes com qualidade e excelência. O profissional formado por este curso deverá ser capaz de comunicar-se com clientes, expressando-se de forma clara e adequada aos contextos e características socioculturais, respeitando os princípios éticos e estéticos em todos os pontos de contato com clientes utilizados pelas empresas.

Dicas importantes para o Bom Atendimento ao cliente

Entenda seu cliente: Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele busca. Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência. Realize pesquisas periódicas que ajudem a revelar o que leva seu cliente a buscar sua empresa.
Sinta prazer em servir: Atender é servir. Por isso é importante que sua empresa contrate pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são transformados em satisfação e fidelização.
Não realize um atendimento com antipatia: Seu atendimento precisa ter simpatiae empatia, mas nunca antipatia. Conceituar os diferentes tipos de envolvimento que podem acontecer entre atendente e cliente pode ajudar sua equipe a entender melhor que tipo de atendimento ela tem oferecido
Segurança, Clareza, Objetividadee Transparência. No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente. Nem sempre falar mais significa passar mais informação.