Home
Em comemoração ao dia nacional do consumidor, Senac promove palestra informativa

Em comemoração ao dia nacional do consumidor, Senac promove palestra informativa

Imprimir
Com o objetivo de promover a informação e educação sobre os direitos e deveres do consumidor, a Unidade de Educação Profissional do Senac – NEP em comemoração ao Dia Nacional do Consumidor, realizou entre os dias 22 a 24 de março, palestra para os colaboradores da instituição e consumidores em geral, cujos conteúdos foram abordados por meio de linguagem acessível, os principais pontos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor e outras legislações pertinentes.

A palestra foi ministrada pelo técnico da divisão para o consumo, palestras e pesquisas do Procon/AC, João Victor Mascarenhas, onde foram destacadas informações indispensáveis sobre os direitos nas relações cotidianas de consumo. Dentre as práticas do mercado são destacadas aquelas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, serviços de atendimento, e outros assuntos de interesse do consumidor.

De acordo com o palestrante, esse tipo de ação possui uma grande importância para a população. “Estamos aqui para levar uma educação adequada, uma informação clara para as pessoas. O atendimento não resolve muita coisa, mas é preciso conscientizar os consumidores, pois aquele que sabe, corre atrás dos seus direitos, com certeza não precisará do atendimento oferecido pelo Procon”, afirma.

Apesar do avanço sentido nos últimos anos, muito ainda se tem por fazer para se melhorar as relações de consumo no Brasil. Mas infelizmente, o direito do consumidor ainda é desconhecido de grande parte da população. Os instrumentos legais e institucionais para sua efetivação estão funcionando a pleno vapor, mas o caminho é longo e árduo.

“O importante desta palestra é informar as pessoas sobre seus direitos. Infelizmente muita gente sabe que tem, ou não é informado ou simplesmente não busca por estes esclarecimentos. E hoje o Procon juntamente com o Senac, estão de parabéns por estar promovendo esta palestra informativa com o intuito de esclarecer a população sobre os direitos do consumidor”, enfatiza o autônomo, Antônio Alberto.