Home
Inscrições abertas para o curso Técnico em Saúde Bucal

Inscrições abertas para o curso Técnico em Saúde Bucal

Imprimir

Esta opção é uma das novidades no catálogo de cursos do Senac na área de saúde. O profissional tem a possibilidade de atuar de duas formas bastante distintas: na prevenção juntamente com equipe multidisciplinares e em consultórios e clínicas dentárias auxiliando diretamente o cirurgião dentista. As aulas começam no dia 2 de outubro.

O Técnico em Saúde Bucal (TSB) pode trabalhar na promoção da prevenção da saúde bucal diretamente com equipes multidisciplinares, com medidas preventivas e protetivas como palestras e instruções sobre escovação, limpeza e cuidados com os dentes. A orientadora educacional do Senac, a cirurgiã-dentista Mirian Vieira Da Rosa Barlatti, afirma que pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, apontam que há carência desses profissionais. ‘O TSB atua juntamente com a equipe do Programa Saúde da Família, por exemplo, e ainda há um número reduzido de técnicos já formados’. De acordo com os dados do Conselho Federal de Odontologia, há no Acre somente 159 profissionais registrados como Técnicos em Saúde Bucal, enquanto auxiliares ultrapassam 660 e aproximadamente 700 dentistas.

Em outra forma de atuação, o profissional TSB trabalha com o cirurgião dentista diretamente nos procedimentos dos pacientes. O ortodontista Lucivânio Tosta, proprietário das Clínicas OrthoLife é formado há 12 anos e já percebeu o benefício que é ter em sua equipe profissionais com a formação em saúde bucal. Dr. Tosta afirma que a rapidez e qualidade que o TSB traz ao consultório são as maiores vantagens. ‘Agilidade no atendimento é o mais importante. Eu, como profissional, me preocupo com o tempo que o paciente permanece aqui e o técnico em saúde bucal me auxilia a acelerar o atendimento. Ele recebe o paciente, o coloca na cadeira e faz o procedimento inicial e na sequencia eu atendo o paciente na cadeira fazendo o tratamento necessário e finalizo esse atendimento’, explica o ortodontista.

Livia da Silva e Antonia Lima são Técnicas em Saúde Bucal e atuam na esterelização dos materiais odontológicos

Além do auxílio diretamente com o paciente, os técnicos em saúde bucal são responsáveis pela organização da área do atendimento e da esterilização. Dr. Tosta comenta que a responsabilidade dos profissionais é muito grande: ‘eu confio totalmente no meu pessoal. É a partir do que os técnicos e auxiliares fazem previamente que conseguimos prestar um excelente atendimento aos clientes’, reitera o dentista que somente no consultório em Rio Branco conta com quatro técnicos em saúde bucal no total de 13 colaboradores registrados.

Lívia Almeida da Silva é Técnica em Saúde Bucal há dois anos, mas já atuava como auxiliar em consultório. ‘Aprendi a trabalhar em consultório com uma tia. Depois fiz o curso de auxiliar e na sequencia conheci e fiz o técnico em Saúde Bucal. Além de fazer todas as atividades que o auxiliar faz, com o TSB eu melhorei o meu conhecimento técnico, aprendi sobre a ética no atendimento, a relação com o paciente e consegui melhorar também o meu salário’, explicou a técnica.

 

A atividade do profissional Técnico em Saúde Bucal deve ser supervisionada por um dentista. Para atuar como TSB é preciso fazer o registro profissional no Conselho Federal de Odontologia depois de concluir o curso técnico. O Curso Técnico em Saúde Bucal do Senac tem como pilares atuação humanizada, segurança do paciente e a postura ética profissional. Para saber mais informações ligue para 3213 3000. Acompanhe o Senac também na internet: ac.senac.br e www.facebook.com/SenacAcre/