Home
Métodos de ensino diferenciados empolgam alunos do Senac

Métodos de ensino diferenciados empolgam alunos do Senac

Imprimir
‘Na Mira do Empreendedor’ e ‘Feira de negócios’ despertam o interesse de estudantes para empreender

Divididos em grupos, os estudantes do curso Técnico em Computação Gráfica do Senac apresentaram propostas de empresas por meio da metodologia pitch de negócios, modelo semelhante utilizado também nas apresentações de start ups. As apresentações foram parte do evento ‘Na Mira do Empreendedor’, realizado no dia 11 de agosto, como parte dos estudos do tema Empreendedorismo. A orientadora do Senac, Conceição Moura, responsável pela atividade, explicou como funciona essa metodologia ‘Os alunos desenvolvem as propostas de negócios e precisam vender esse negócio para os investidores. É um trabalho que envolve pesquisa e estudo de mercado, viabilidade, criação de marca e projeção financeira para investimento e manutenção do negócio’, comentou a orientadora.

O estudante do Hélio Araújo de Medeiros esclareceu que foi uma excelente forma de aprender: ‘foi uma mudança de percepção total para mim. Quando eu vi que a primeira etapa do curso seria empreendedorismo eu quase desisti, porque achei que já chegaria direto na prática do curso. Ainda bem que eu não parei por ali. Estudar esse tema, e da forma como foi, abriu a minha mente para uma série de possibilidades que vão além do curso’, disse Medeiros. E acrescentou: ‘já estou inclusive planejamento a minha própria empresa com a ajuda da orientadora Conceição’.

Propostas de negócios

A equipe de Hélio, composta por: Abraão Sousa Motta, Eloísa Coelho da Mota, Tassya Fernanda de Lima Sousa, José Rodolfo Cardoso da Silva e Francisco Furtunato Júnior, apresentou o Castrossauro Pub, um bar com conceitos de música e comida regionais. O aplicativo para uso de ônibus, RotaBus, foi a solução indicada pelos estudantes Karolyne de Paulo Costa, Ketley Vitória Lima Sousa, Radir Correia de Morais Júnior, Vitória Silva do Nascimento e Weully Siqueira Henrique, para melhorar o deslocamento na capital acreana. Outra proposta foi a empresa Multi Serviços, dos alunos Amarildo Gomes da Silva Junior, Arthur Ferreira Sales, João Pedro Sá da Silva, José Coca Carrascosa Neto e Marcos Diego Nobre Santos, que também por meio de aplicativo de celular é de unir clientes e prestadores de serviços em geral. A Optimum Publicidade mostrou que há possibilidade de produção publicitária diversificada na região a partir das ideias dos estudantes Camilly Nascimento Malacrida, Elias Jorge Filho, Layla Pinto Sales, Luana Maciel de Souza, Jordhão Wendelley de Araújo Dutra, Juliandra Diniz de Araújo e Rillary Santos de Sá.

Feira de Negócios

Em outra turma, do curso de Assistente de Marketing e Vendas, os estudantes organizaram uma ‘Feira de Negócios’, no dia 18 de julho, como trabalho de conclusão de curso, o chamado Projeto Integrador. A orientadora responsável foi novamente Conceição Moura que falou sobre a prática: ‘é uma atividade em que os estudantes precisam se organizar para vender realmente. Então é pensar como empreendedor, como empresário, dono do próprio negócio. Eles planejaram e produziram os materiais de comunicação visual, os produtos e também montaram os locais para vender as produções’.

Quem esteva na Feira de Negócios participou também do arraial e pôde conferir o forró e até o casamento. Os alunos de Marketing e Vendas se organizaram nos grupos: Click Rápido (Lourenço Moreira Viera Neto, Jardane Paulino Oliveira, Lucas Gercino Sousa Silva, Daiene Cristiane Tojal Brito de Matos, Francianny Carrilho Lima, Karoline Costa Leão), Madame Formiga (Adriane Andrade Bezerra, Ana Paula Bonfim de Sousa, Edilce Elen da Silva Lima, Juvilândia Barros de Souza, Katiele Nogueira Farias, Thaynan Cristine de Almeida Roberto), Se liga no Sabor (Marcos André de Araújo Rodrigues, Kelly Cristina da Silva, Edilenie Maia da Luz, Estefane dos Santos Rodrigues e Vanderlina Andrade de Oliveira), D’lícias Lanches (Elizabeth Souza de Almeida, Isaías Ribeiro, Thiago Neto, Thiago Ribeiro).

Todas as propostas de negócios apresentadas nos eventos foram pensadas a partir de problemas identificados pelos estudantes. A proposta metodológica do Senac valoriza a vivência em situações concretas de aprendizagem, permitindo-lhes a efetividade da relação teoria e prática, a partir do seu protagonismo.

Para saber mais sobre as opções consulte o site do Senac: www.portal.ac.senac.br