Home
Oportunidades de formação profissional que transformam vidas

Oportunidades de formação profissional que transformam vidas

Imprimir
O Senac no Acre tem como missão “Educar com excelência para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Acre”, mas vai além.  Somente em agosto passado, foram realizadas atividades que envolveram as comunidades interna externa às unidades da instituição. São cursos, consultorias, palestras e atendimentos diversos em ações viabilizados por parcerias com instituições, associações e outras organizações civis.

Uma das parcerias possibilitou a realização do curso de Corte e Costura na sede da Associação Cristão Alfa (Acalfa) na comunidade Jorge Lavocart II. ‘A partir de um acordo firmado em 2016, entre a nossa associação e o Senac, nós já conseguimos mudar a vida de 45 mulheres de diversas comunidades’, explicou Cacilda Barbosa Santiago, presidente da Acalfa.

Na visão do Diretor Educacional do Senac no Acre, Abrão Maia, parcerias como esta são excelentes para todos os envolvidos. ‘Há muitas pessoas que não têm condição financeira ou a possibilidade de descolamento até as nossas unidades. Nós ficamos muito felizes em ultrapassar os limites físicos da instituição e levar os cursos até as comunidades. Acreditamos que essa aproximação facilita o acesso e o desenvolvimento das pessoas que precisam de uma oportunidade de qualificação profissional’, esclareceu Maia.

No último dia 23 de agosto 15 alunas encerraram o dia como costureiras formadas pelo Senac. Para marcar a finalização do curso foi realizado um café com representantes das instituições envolvidas e também a vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri.  ‘A felicidade das participantes com a abertura de uma possibilidade de trabalho me tocou’, afirmou Neri após o evento.

Uma das novas costureiras, Maria Sandra da Silva Quadros, descobriu na costura uma forma de economizar. ‘Quando eu iniciei o curso eu não sabia pregar um botão. Ao final do curso eu já estava produzindo roupas para mim e para os meus filhos’, explicou a costureira.

A orientadora do curso de corte e costura, Lucineide Alves de Oliveira, explicou que visualiza o crescimento das alunas. ‘É muita melhoria para a vida das pessoas. Muitas não tinham uma fonte de renda e a partir desse aprendizado a realidade delas pode mudar completamente’.

A parceria proporcionou um ambiente adequado para as aulas: o Senac se responsabilizou pelos equipamentos, materiais necessários e a orientadora educacional, e a Acalfa pelo local e a seleção dos alunos. O Diretor Educacional do Senac reforça que os cursos oferecidos pela instituição não têm distinção quando são realizados na unidade ou fora dela. ‘Todos os nossos alunos recebem os mesmos materiais e certificação iguais. Isso quer dizer que o aluno pode estudar tranquilamente em um curso na sua comunidade, porque a qualidade da formação é a mesma do aluno em sala de aula de alguma das nossas unidades’, reforçou.

Para acompanhar as informações da instituição e saber mais sobre os cursos acompanhe também nossa página no facebook.

Clique aqui para acessar mais fotos.