Home
Orientadores Educacionais do Senac concluem Pós-graduação na área de Docência para Educação Profissional

Orientadores Educacionais do Senac concluem Pós-graduação na área de Docência para Educação Profissional

Imprimir
Com iniciativa do Departamento Nacional do Senac através do setor de Educação Corporativo, orientadores educacionais do Senac, concluíram no último dia 25 de abril, mais uma formação de Pós-graduação em Docência para Ensino Profissionalizante. A especialização iniciou em 2014 e teve duração de 2 anos, com o objetivo de capacitar os orientadores na melhoria de suas práticas, ideias inovadoras e também ter a oportunidade de desenvolver uma competência durante as aulas ministradas.

Na defesa do trabalho participaram quatro orientadores, sendo três da capital Rio Branco e um do município de Cruzeiro do Sul. A banca examinadora contou com a presença de representantes e orientadores de outros Departamentos Regionais, o orientador e professor Dr. Luiz Sanches Neto, a professora Dra. Rosana Matsuchita Assayega do Estado de São Paulo e a supervisora pedagógica do Senac no Acre, Tatiana Mendes de Assis.

Para a supervisora a conclusão desta formação para os orientadores é de extrema importância“Essa formação é de grande valia pra eles, pois são mais conhecimentos adquiridos, uma espécie de complementação, para que venha a ter um ensino de boa qualidade, de excelência e no desenvolvimento de uma melhor competência junto com o aluno. E isso para o Senac só somam pontos positivos, pois engrandece ainda mais a instituição que é referencia na qualidade de ensino em todo país”, afirma Tatiana Mendes.

Perfil do Profissional

A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação. O papel desempenhado, atualmente, pelo Orientador Educacional respalda-se em uma perspectiva dialógica da instituição, com o intuito no desenvolvimento do educando e na construção da cidadania em uma sociedade democrática.

Tendo em vista a necessidade da formação em Orientação Educacional, estes profissionais tem a capacidade de atender as demandas complexas de diversos níveis e modalidades de ensino, logo a especialização é oferecida para preparar profissionais no desenvolvimento da formação na área, aptos para prosseguir em outros cursos de pós-graduação, iniciar carreira na docência do ensino superior ou ensino técnico, em diversos cursos de várias disciplinas de Orientação Educacional.

O Departamento Nacional

O Departamento Nacional do Senac (DN) é o órgão executivo da Administração Nacional, responsável pela coordenação das políticas e diretrizes nacionais do Sistema Senac e pela assistência técnica aos Departamentos Regionais (DRs).

A finalidade principal do DN é promover o cumprimento da missão do Sistema Senac, fortalecendo a imagem institucional por meio da articulação interna e externa, integrando, orientando e acompanhando as ações dos DRs, garantindo o respeito às diferenças e à autonomia local.

Os objetivos estratégicos do DN são:

Promover a inclusão social por meio da oferta de educação profissional de qualidade;
Fomentar a orientação mercadológica;
Incentivar as ações voltadas à inovação e ao gerenciamento do conhecimento;
Desenvolver gestão institucional integrada com foco em resultados; fortalecer a marca.