Durante o dia todo foram ofertados serviços na área de saúde como aferição de pressão, teste glicêmico, vacinação, teste de IMC, palestras sobre tabagismo, etilismo e planejamento familiar. Na área relacionada à beleza, os serviços se relacionaram à pintura em tela, corte de cabelo, tranças, penteados e automaquiagem e manicure/ pedicure. Na área de hospitalidade, turismo e lazer, oficinas foram ofertadas com abordagens referentes ao aproveitamento de alimentos e produção de minipizzas.
De acordo com a diretoria de educação profissional da instituição, a ação foi prestigiada por mais de mil pessoas, porém a certificação se deu em 234, devido aos participantes das oficinas. “Nós realizamos mais de mil atendimentos na contabilidade geral, mas só foram certificados as pessoas que participaram das oficinas. Nossa avaliação foi positiva e acreditamos na evolução desses números atendimentos”, ressalta a colaboradora Lizandra Figueiredo.
A primeira edição do projeto ocorreu no dia 11 de outubro, na escola de ensino fundamental e médio Helozira dos Santos Thomé, localizada na estrada de Porto Acre, km 1, bairro Vila Nova, com mais de 930 alunos matriculados. O projeto, elaborado em várias mãos, tem o intuito de ganhar força e chegar mais próximo da comunidade, atendendo mais escolas da capital como também do interior. A ideia é dar oportunidade ao jovem que fora da sala de aula não ocupa seu tempo na busca pela educação, o que o torna vulnerável e sem capacitação para ingresso no mercado de trabalho.
Visando atender principalmente alunos da rede pública de ensino, a parceria se consolida com a Secretaria de Educação e Esporte, identificando as demandas de cada regional e as condições necessárias para colocar em ação o plano. “Nessa primeira edição, visamos identificar as demandas de cada comunidade, criando um plano estratégico, pelo qual podemos ofertar os cursos que atendam a essas demandas, de maneira a contribuir com a qualidade de vida dessas pessoas e que elas possam, após receberem capacitação, ser inseridas no mercado”, destacou a diretora regional do Senac/AC, Hirlete Meireles.