Em 5 de junho é celebrado o dia mundial do meio ambiente. Mas no Senac a preocupação em relação ao ambiente é constante o ano todo.
‘Há no Senac uma vontade de transformar a forma como as pessoas enxergam o ambiente e, por isso, nós temos o Programa Ecos de Sustentabilidade’ explica a coordenadora do programa no Acre, Socorro Lima Verde.
No dia 29 de junho aconteceu uma palestra sobre o uso do papel para reciclagem para os colaboradores da unidade administrativa do Senac em Rio Branco. A responsável pela fala foi a técnica em Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Joana Assis. A técnica, que já atua com educação ambiental há seis anos, destaca que são pequenas ações que fazem a diferença no geral,
‘quando falamos para adultos pensamos que são mudanças de hábitos. Sei que não é fácil, mas cada vez que você deixa de usar um copo plástico ou um canudinho, você já está contribuindo para a preservação do meio ambiente’, explica Joana.
Além de ouvir sobre a reciclagem de papel, os participantes puderam conhecer produtos feitos a partir da reciclagem do papel. ‘Descartar de maneira correta o seu resíduo é essencial para a preservação não só do meio ambiente, mas também da nossa vida’, comenta a coordenadora Socorro.
O Senac entende que a educação é essencial para a execução de uma política de sustentabilidade verdadeiramente consistente. E para isso, são realizadas ações que incentivem boas práticas que propiciem o aprimoramento contínuo da responsabilidade socioambiental. O Programa Ecos de Sustentabilidade é desenvolvido desde 2010 por meio de uma parceria entre o Senac, Sesc e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O maior objetivo é planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade, minimizando impactos sobre o meio ambiente, otimizando o uso dos recursos e desenvolvendo diversas iniciativas com a participação dos empregados.