Home
Programa Senac na Comunidade será lançado na Escola Helozira Thomé

Programa Senac na Comunidade será lançado na Escola Helozira Thomé

Imprimir
Com o objetivo de oferecer educação profissional ao maior número de pessoas em condições de vulnerabilidade social, o Senac/AC, em parceria com o Sesc/AC e com o apoio da Fecomércio/AC, definiu a data para lançamento do “Programa Senac na Comunidade: Promovendo oportunidades em favor da paz”, no dia 11 de outubro, na escola de ensino fundamental e médio Helozira dos Santos Thomé.

A programação será aberta a partir das 8 horas da manhã e durante toda a ação serão proporcionados serviços na área de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, teste de IMC, palestras sobre tabagismo, etilismo e planejamento familiar.

Na área relacionada à beleza, os serviços serão de pintura em tela, corte de cabelo (masculino e feminino), tranças, penteados e automaquiagem e manicure e pedicure. Na área de hospitalidade, turismo e lazer, estão programadas oficinas com abordagens relacionadas ao aproveitamento de alimentos e produção de minipizzas.

Já na área de informática, os participantes poderão aprender a elaborar um currículo no computador, e na área de gestão e negócios será ministrada palestra sobre oportunidades e orientação profissional. De acordo com a Diretoria de Educação Profissional da instituição, a expectativa é de 2.500 atendimentos em um público estimado em mais de 5 mil pessoas. O Sesc/AC, parceiro da ação, leva muita diversão e atividades físicas, como um torneio de futsal, promovendo a interação aos participantes do evento.

A escola Helozira dos Santos Thomé fica localizada na estrada de Porto Acre, km 1, bairro Vila Nova, e possui cerca de 930 alunos matriculados. O projeto, elaborado em várias mãos, tem o intuito de ganhar força e chegar mais próximo da comunidade, atendendo mais escolas da capital como também do interior. A ideia é dar oportunidade ao jovem que fora da sala de aula não ocupa seu tempo na busca pela educação, tornando-se vulnerável e sem capacitação para ingresso no mercado de trabalho.

Visando atender principalmente alunos da rede pública de ensino, a parceria se consolida com a Secretaria de Educação e Esporte (SEE), identificando as demandas de cada regional e as condições necessárias para colocar em ação o plano. “Nessa primeira edição do projeto, visamos identificar as demandas de cada comunidade, criando um plano estratégico pelo qual podemos ofertar os cursos que atendam a essas demandas, de maneira a contribuir com a qualidade de vida dessas pessoas e que elas possam, após receberem capacitação, ser inseridas no mercado de trabalho”, destaca a diretora regional do Senac/AC, Hirlete Meireles.

 ——————————————————————————————————————————————————————————
Fonte: Assessoria de Planejamento e Marketing
Texto: Sandro de Brito
Imagem: Felipe Barros