Home
Senac/AC e o primeiro passo para trilhas maiores com o MPAC

Senac/AC e o primeiro passo para trilhas maiores com o MPAC

Imprimir

O Senac/AC foi uma das instituições parceiras homenageadas, na quarta-feira, 31 de outubro, durante o encerramento da 1ª edição do “Refazendo Trilhas”, realizado pelo MPAC. Na solenidade a procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, entregou certificados àqueles que ajudaram ao longo do projeto.

A diretora regional, Hirlete Meireles, relembrou que o Senac/AC é parceiro do MPAC há muitos anos e explicou, ainda, que os alunos desse projeto em específico estão em processo de matrícula via Programa Senac de Gratuidade (PSG).

“Já estamos matriculando os primeiros adolescentes encaminhados pelo MPAC”, afirmou, complementando também que este projeto é apenas uma semente germinada “Estamos ofertando um curso a cada aluno, segundo suas próprias escolhas, de formação inicial. Já estivemos reunidos com representantes do Ministério do Trabalho e a ideia é que as empresas insiram, após uma reformulação do programa por parte do próprio ministério [do Trabalho], adolescentes com o perfil do projeto “Refazendo Trilhas” no Programa de Aprendizagem, ofertando além da formação, uma vaga no mercado de trabalho dando mais oportunidades, ou seja, terão um salário, carteira assinada e formação profissional”, afirmou Meireles

A diretora Hirlete Meireles, relembrou que essa parceiria com do MPAC é antiga e que é interesse do Senac/AC fortalecer cada dia mais.

Hirlete disse que, com o Programa de Aprendizagem do Senac, as chances de maiores resultados. “Temos muitas histórias de jovens que começaram nesse programa e hoje são gerentes de grandes empresas. Com certeza, será uma ótima oportunidades para esses adolescentes do projeto”, finalizou a diretoria.

O que é o projeto “Refazendo Trilhas”?

O ‘Refazendo trilhas’ é coordenado pela Promotoria Especializada de Execuções de Medidas Socioeducativas. Nessa etapa inicial, o projeto possibilitou que jovens participantes permanecessem por três meses dentro de vários setores do MPAC prestando serviço à comunidade. Na próxima etapa, eles irão frequentar cursos profissionalizante ofertados pelo Senac/AC.

A procuradora-geral de justiça Kátia Rejane de Araújo Rodrigues disse que o MP acreano tem dado exemplo e seu diferencial é o acolhimento. “A alegria é tão grande para mim. O MPAC tem o orgulho imenso de ter recebido esses adolescentes e colaborado para que construam novos caminhos e sejam felizes”, afirmou.

A promotora de Justiça, Vanessa de Macedo Muniz, titular da Promotoria Especializada de Execuções de Medidas Socioeducativas, disse que os resultados do projeto foram gratificantes. “Várias cabeças pensando, sonhando juntas, e nós chegamos ao ‘Refazendo Trilhas’. Hoje, esses adolescentes estão todos estudando, os que não estavam a gente matriculou, providenciamos a parte de documentação”, finalizou a promotora de Justiça.

Matéria: Ascom Sistema Fecomércio Sesc Senac com informações da Agência de Notícias do MPAC

Fotos: Tiago Teles – Agência de Notícias do MPAC