Home
Senac Acre participa do primeiro workshop do Coapes

Senac Acre participa do primeiro workshop do Coapes

Imprimir

De acordo com a supervisora educacional do Senac e membro do Coapes, Aline Camila, foram feitas várias discussões

Colaboradores do Senac Acre participaram nos dias 24 e 25 de setembro, no auditório do Centro Universitário Uninorte, do workshop “A Integração Ensino-Serviço-Comunidade como Estratégia de Fortalecimento do Cuidado em Saúde”. O evento contou com a presença de gestores, docentes, discentes e profissionais do segmento de saúde de instituições públicas e privadas e tinha como objetivo subsidiar a elaboração do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), instrumento que visa garantir o acesso organizado dos cursos das áreas de saúde às unidades de saúde sob gestão local do SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com a supervisora educacional do Senac e membro do Coapes, Aline Camila, foram feitas várias discussões. “E a construção de uma proposta bem desenhada e encorpada para que estágios supervisionados dos cursos de saúde aconteçam de forma mais organizada”, disse.

O Coapes é o contrato organizativo de ação pública ensino saúde que propõe o SUS como um ambiente de aprendizagem, de vivência conjunta e aperfeiçoamento, qualificando a prática no serviço, isso potencializa a formação dos Profissionais de Saúde e o desenvolvimento dos trabalhadores a partir da realidade do SUS.

“Ele (COAPES) é um instrumento flexível que se adapta às necessidades específicas de cada Estado ou Município, para ajudar na integração ensino-serviço, ou seja ele vem para consolidar e organizar o fluxo e campos de estágios obrigatórios dos cursos de saúde sem prejudicar o bom funcionamento dos hospitais e unidades de saúde”, finalizou Aline Camila.