Home
Senac adere à campanha “Rio Branco sem Racismo”

Senac adere à campanha “Rio Branco sem Racismo”

Imprimir
Alunos e colaboradores do Senac prestigiaram, nos últimos dias 23 e 24, a oficina “Políticas de Promoção e Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo, realizada pela Secretaria Municipal Adjunta de Promoção da Igualdade Racial (Seadpir). O evento contou com a participação aproximada de 520 pessoas, e marcou a adesão do Senac à campanha “Rio Branco sem Racismo”.

A campanha vem para dialogar com as leis federias 10.639 e 11.645 que norteiam a instituições de ensino para o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, segundo a secretária-adjunta da Seadpir, Elza Lopes.

“E essa parceria com o Senac é importante, pois os alunos que passam por essa instituição vão estar no mercado de trabalho. Serão eles quem estarão no dia-a-dia da sociedade reconhecendo e denunciando o racismo”, refletiu

Alberto Alisson de Oliveira, que é aluno do curso Técnico em Enfermagem, se disse abismado com o percentual tão grande de pessoas racistas e de pessoas que ainda vivem à mercê da sociedade por serem negras.

“Querendo ou não, o racismo existe, e essa situação requer mudanças. Para mudar, devem existir ações como essas, pois ajudam a esclarecer as dúvidas que temos sobre o assunto”, finalizou o aluno.

A campanha

A campanha “Rio Branco Sem Racismo” é um evento da prefeitura de Rio Branco, através da Seadpir e do Ministério Público Estadual, lançada em 2013, que visa enfrentar, debater e romper com o racismo, promovendo o respeito às diferenças para superar as desigualdades.

O objetivo da campanha é que a própria população dialogue abertamente sobre a temática, desconstruindo estereótipos levando a sociedade a se mobilizar e denunciar práticas racistas, pelo fim do preconceito, da discriminação racial e intolerância.