Home
Senac do Acre realiza implantação do Programa Ecos de sustentabilidade

Senac do Acre realiza implantação do Programa Ecos de sustentabilidade

Imprimir
Com base no compromisso que as instituições vêm adquirindo a respeito dos passivos socioambientais. Este foi o objetivo da implantação do programa ECOS, em 2010, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em parceria com os departamentos nacionais do Senac e Sesc, e, desde então, o projeto vem tornando-se fundamental na implementação de ações responsáveis por conduzir a mudança de pensamentos, paradigmas, posturas e procedimentos internos, preconizados pelo desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto.

De acordo com a consultora de implantação do programa Ecos no DR/Senac Acre, Eliza Clara de Arruda, do Senac/MT, o início do processo de mudança ocorreu  em 2010, quando surgiu o Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac. Direcionado ao público interno das três instituições, o programa consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente para a mitigação dos impactos relacionados às atividades das instituições que possam representar riscos ao meio ambiente ou à sociedade.

Para a consultora, o programa terá um ano para ser implantado no Senac do Acre, e terá parte da despesa, (60%) custeada pelo Senac Nacional. “Este programa visa principalmente contribuir de maneira significativa para preservação do meio ambiente através de ações socioambientais. Neste primeiro momento da implantação, estamos realizando a mostra do programa Ecos, onde os colaboradores do Senac do Acre, após um ano de sua implantação, serão multiplicadores das informações. A partir de agora, as equipes formadas passarão a traçar o planejamento estratégico de suas ações e planejar as ações que serão levadas ao interior do Estado”, destaca a consultora.

Para a diretora do Senac do Acre,  Hirlete Meireles Pinto, a implantação do programa no Estado seguirá a linha de atuação dos outros DR’S com adequação do programa à realidade do Estado, “Nós optamos pela implantação do programa no Senac do Acre dada a importância e os bons resultados que o projeto mostrou em outros estados na conservação do meio ambiente. O Acre é um Estado que tem a bandeira da ecologia levantada, e nós do Senac temos a responsabilidade de incentivar a implantação e o aperfeiçoamento contínuo do sistema de gestão ambiental, integrado aos demais sistemas de gestão da instituição. Portanto, estamos satisfeitos com a implantação do programa Ecos e acreditamos que podemos contribuir na promoção  de políticas de sustentabilidades dentro da instituição”, finaliza Hirlete.

Missão

O Ecos, Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac, tem como missão planejar, propor, executar e apoiar ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades desenvolvidas nos âmbitos da CNC e dos Departamentos Nacionais e Regionais do Sesc e do Senac, com o objetivo de mitigar os impactos socioambientais e otimizar o uso dos recursos das instituições.

Texto: Sandro de Brito  Imagem: Felipe Barros