Home
Senac é parceiro da Defensoria Pública em ação comunitária

Senac é parceiro da Defensoria Pública em ação comunitária

Imprimir
Equipe do Senac atendeu mais de 250 pessoas entre ações de enfermagem, beleza e gastronomia

O Senac foi parceiro da segunda edição do projeto ‘Defensoria Pública ao seu lado, cidadania mais perto de você’, que aconteceu na sexta-feira (18) na Escola Edilson Façanha, no bairro Calafate. Quem participou do evento pode cortar o cabelo, aferir a pressão arterial, realizar exame de glicemia e participar da oficina de tortas e bolos.

A equipe do Senac contou com 30 pessoas entre colaboradores e alunos dos cursos de beleza e enfermagem. Para Bruna Santos de Alencar, aluna do curso Técnico em Enfermagem, sair da rotina de sala de aula é muito interessante e gratificante porque é uma forma de aplicar na prática o conhecimento repassado no curso ‘o teste de glicemia, por exemplo, nós fazemos durante o estágio hospital, mas não com tanta frequência e aqui, nesse tipo de ação, é possível repetir diversas vezes a mesma atividade.’ Bruna destaca o benefício também para o público ‘essas ações são muito importantes porque é possível que a pessoa identifique alguma doença que as vezes nem sabe que tem. Eu já acompanhei uma situação assim, uma senhora fez os testes rápidos e descobriu que tinha diabetes. Então, já sabendo que a glicemia estava alta ela procurou o médico para um tratamento específico. Mas pode ser que se ela não tivesse feito os testes, ela nunca fosse descobrir que era diabética’.

 

A orientadora educacional do seguimento de beleza, Rayany Almeida Santos, explicou que é fundamental o aluno ter a possibilidade de participar das ações para a praticar o que aprende nos cursos. ‘Como é muita gente envolvida, é possível o aluno atuar desde o recebimento do cliente, analisar o que fica melhor para cada pessoa. Nos cursos o aluno pratica com o seu modelo, mas em uma ação como essa é possível perceber aspectos como a variação da angulação de cada cabeça. O aluno percebe que um corte não é igual ao outro e pode aperfeiçoar e visualizar os diferentes acabamentos no cabelo.

E para nós, orientadores, é uma forma de verificar o que realmente o aluno aprendeu. E se faltou algum conhecimento quando voltamos para a turma é possível passar novamente as instruções e ter certeza de que o aluno saiu com a formação completa’, ressaltou a orientadora.

Na área de gastronomia foram oferecidas duas oficinas: de produção de torta de frango e bolo de castanha. Sempre que há uma oportunidade a professora Adriana Alves de Lima participa das ações que são oferecidas na comunidade, ‘a gente percebe que com ingredientes simples, que já temos em casa, é possível fazer um prato mais elaborado, com poucas mudanças no modo de fazer com tudo o que já conhecemos’.

Além das ações oferecidas pelo Senac também foi possível ter atendimento da Defensoria Pública do Estado, do Ministério Público, expedir documentos entre outros serviços. Acompanhe mais informações pela página do facebook do Senac: www.facebook.com/SenacAcre/

Clique aqui para acessar mais fotos.