Home
Caminhão: ambiente de trabalho e também de estudo

Caminhão: ambiente de trabalho e também de estudo

Imprimir
Pela flexibilidade de tempo, Astor encontrou no EAD uma oportunidade de voltar aos estudos

Antes mesmo de seus 20 anos, emissão de conhecimentos, manifestos e tabelas de fretes já faziam parte do dia de Astor João Feyh, 44 anos, de Chapecó, Santa Catarina. Trabalhou como conferente e encarregado de manutenção. Depois, dirigindo uma carreta frigorífica, atendendo a todo território nacional e algumas visitas ao Mercosul. Hoje, ele atua como programador de entregas para uma distribuidora de produtos químicos. 

 

“Sempre procurei não só desempenhar a minha função, mas também contribuir para com a empresa e com os clientes. Não somente chegar ao local da entrega, derrubar a mercadoria e sair correndo”, afirma Astor.

 

Essa dedicação fez com que seu gerente o aconselhasse a estudar logística, com o argumento de que a sua experiência profissional vivida até então estava ligada a essa área. Astor, caminhoneiro há 20 anos, seguiu essa indicação e optou pelo ensino a distância, no Senac EAD, pela flexibilidade de tempo. Ele cursou o Técnico em LogísticaConfira como ele organizou seus estudos e conciliou as obrigações de aluno e de profissional.

Como foi a experiência de estudar a distância?  
No início, acreditava que passaria por muita dificuldade. Isso por ter parado de estudar há muito tempo e que viriam as dúvidas. Mas, com o passar da primeiras etapas percebi que estava enganado. A cada parágrafo lido vinha aquela curiosidade para o próximo, como você vai estudando vai te dando aquela motivação e vontade de se aprofundar cada vez mais.

Por que fazer um curso a distância?
A disponibilidade de tempo foi minha motivação. Como era motorista, o presencial ficaria muito difícil para mim, já que, muitas vezes, chegava tarde da noite em casa.

Quais as facilidades e dificuldades para você no curso a distância?
Poder me organizar conforme a minha disponibilidade, não interferindo no trabalho e outros afazeres foi muito bom. Claro, o rendimento depende de mim. Quanto mais comprometimento, melhor. Mas, não tinha aquela necessidade de estar na sala de aula todos os dias. Dificuldade? no início, ficava apavorado. Mas, com o passar dos dias, a interação com o curso e com os tutores o tempo todo para poder tirar qualquer dúvida, ganhei confiança.

Conte um pouco sobre a sua rotina de estudos?
Quando tem matéria nova, já providenciava a impressão da apostila e carregava comigo no caminhão. Em viagem, procurava fazer leituras e, entre uma entrega e outra. Entrava na sala de navegação pelo celular durante os intervalos de descanso. Em casa, quando consiguia retornar cedo das viagens, procurava entrar na sala e tirar as dúvidas com os tutores. Aos fins de semana, fazia uma revisão de toda matéria e via as atividades avaliativas. O importante é não se desligar. É manter o foco. O pouco que se lê durante a semana, no final, irá agregar muito para realizar as atividades avaliativas.

Como foi conciliar o trabalho com os estudos?
Pela facilidade que há no curso a distância, conseguia conciliar tudo de forma muito tranquila. Mas, tudo requer aquele tempo de estudo, concentração e dedicação. Havia semanas que não tinha tanto tempo para acessar as aulas, mas com boa vontade e um esforço a mais consiguia realizar todas as atividades no fim de semana, tranquilamente.

Quais os seus planos?
Adorei a experiência de ver na teoria o que vivencio na prática todos os diaa. A cada linha, a cada conversa ia agregando mais conhecimento. Esse curso mudou meu modo de pensar. Já tinha me acomodado na vida profissional. Não imaginaria mais mudança. Hoje, depois desse curso, tenho uma nova visão e mudei de função na empresa: hoje não programador de entregas e não mais motorista. Se houver dedicação, estudo e colocar em prática o conhecimento adquirido, podem surgir novas oportunidades. Este curso foi o primeiro, porque pretendo fazer vários. Este veio me dar fome de conhecimento.

Conheça o Técnico em Logística e veja outros cursos técnicos do Senac EAD. O Senac tem dois polos Ead no Acre: um em Cruzeiro do Sul e outro em Rio Branco (no Palácio do Comércio).