Home
Senac encerra curso de Preparo de Sushi com jantar oriental

Senac encerra curso de Preparo de Sushi com jantar oriental

Imprimir
Mais um turma de Preparo de Sushi encerrou as atividades de capacitação no último dia 15 de abril, na cozinha pedagógica do Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac. O curso foi ministrado pelo Chef Gregório Komatsu, e contou com presença de alunos, convidados e colaboradores do Senac, onde todos puderam degustar da produção confeccionada pelos alunos. Durante a qualificação, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, sempre com degustação dos pratos elaborados ao final de cada aula.

A culinária japonesa é reconhecida internacionalmente como uma culinária rica e saudável é vista atualmente como a versão oriental da cozinha de bistrô francesa. O conceito de ambas é similar, pois se priorizam os ingredientes frescos e o preparo lento de pratos honestos, ricos em sabor, feitos em quantidades limitadas. Sem dúvida, esta é a culinária que mais fascina as pessoas pela beleza, técnica, sabor, delicadeza e perfeição. É preciso que haja todo um conhecimento, tanto no manuseio de equipamentos que são utilizados durante o preparo até a finalização dos pratos para garantir sua perfeição.

O Senac possui uma cozinha pedagógica completa, com equipamentos que proporcionam um ambiente de aprendizado adequado onde o aluno desenvolve suas habilidades. Durante o curso, os alunos ganharam seu kit de iniciação, com faca apropriada para cortes de sashimi, sudare (esteira para enrolar sushi) e uma tábua de corte, equipamentos importantes para por em prática o que foi visto durante as aulas.

Você sabe o que é necessário para o preparo da culinária japonesa?

Faca japonesa
Uma faca bem afiada, caso você não tenha a faca japonesa, pode usar a que tiver em casa, mas lembre-se que ela precisa estar bem afiada.

Esteira de bambu
A esteirinha de bambu e fundamental para o preparo de sushis, utilizada para enrolar o sushi.

Tigelinhas para o molho shoyu
Tigelinhas de cerâmica ou laqueadas para servi o molho shoyu.

Espátula para o arroz
A produção pode ser realizada com as mãos, mas como pode ser bem pegajoso, o recomendado é utilizar espátula para ajudar a retirar e espalhar o arroz sobre a alga. Também é aconselhável usar uma pequena tigela com água e gotas de vinagre para umedecer as mãos para evitar que o arroz grude.

Tábua para o preparo
A tábua para o preparo e corte dos sushis.