Home
Senac encerra programação da 3º Semana de Enfermagem

Senac encerra programação da 3º Semana de Enfermagem

Imprimir
Com o tema “Cuidando com carinho de quem cuida”, a 3º Semana de Enfermagem do Senac, foi sucesso de público. Durante os dias 28 e 29 de maio, mais de 500 pessoas estiveram presentes nas atividades. Teatro e ciclo de palestras puderam dar visibilidade a diversos fatores de conhecimento e responsabilidade do profissional em saúde no contexto social bem como a saúde do profissional.

A semana surgiu em alusão ao Dia Internacional do Enfermeiro, comemorado em dia 12 de maio, como também ao dia do técnico em enfermagem, comemorado no dia 20 do mesmo mês, com o intuito de promover rodas de discussão e palestras em torno da profissão.

Na palestra “Qualidade de vida no trabalho”, ministrada pela enfermeira, Elizabeth Delgado, a importância de um ambiente de trabalho confortável e adequado para o desenvolvimento das atividades laborais, teve destaque. “Entendo que a preocupação com a qualidade de vida já é um fator positivo e poder fazer isso no ambiente de trabalho nos leva a crer que poderemos estar evitando, principalmente, o stress do dia a dia”, destaca.

O aluno do curso técnico em enfermagem, Pedro Pereira, falou do curso e da expectativa com relação as palestras. “A minha expectativa é de adquirir conhecimento e saber mais de nossos deveres e direitos. As vezes a gente não se atenta e palestras como essa e findamos conhecendo um pouco mais. Esse curso tem mudado a maneira de pensar e ver a saúde e é uma porta muito grande que se abre pra quem está fora do mercado de trabalho e temos que se agarrar nela”, destacou Pedro.

Como parte da programação de encerramento, alunos do curso mostraram, através de peça teatral, a realidade vivida por profissionais com sintomas de alto nível de estresse retratando a realidade e o que pode ocorrer no dia a dia de um profissional em saúde.

A supervisora do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde do Senac, Aline Camila, ressaltou a importância de todo o trabalho de divulgação das ações da semana da enfermagem. “Na semana foi abordada a síndrome do Bornout, que é uma síndrome que está em evidência, visto que os profissionais de saúde tem uma jornada de trabalho muito pesada e nós do Senac já estamos preparando nossos alunos para que eles tenham consciência de que isso não deve acontecer”, destaca Camila.

“Acredito que estamos cumprindo com nosso papel perante a sociedade, realizar eventos como esse é estar seguindo alinhado com a democratização do saber, levando ao entendimento e conhecimento de todos o que podemos traçar planos na busca de obter resultados positivos, cumprindo com nossa missão de educar para o trabalho. As palestras mostraram como o estresse, causado pela longa jornada de trabalho, pode influenciar na saúde e no desempenho das atividades laborais. Essa também é uma forma de cuidar de nossos colaboradores”, destacou a diretora regional do Senac, Hirlete Meireles.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Planejamento e Marketing
Texto e Fotografia: Sandro de Brito