Home
Senac encerra programação da II Semana de Enfermagem

Senac encerra programação da II Semana de Enfermagem

Imprimir
Lançada no dia 26 de maio, a II Semana da Enfermagem encerrou suas atividades no dia 28 de maio com sucesso de público, mais de 600 pessoas estiveram presentes nos três dias de atividades. Em ritmo de copa do mundo, as atividades e ciclo de palestras puderam dar visibilidade a diversos fatores de conhecimento e responsabilidade do profissional em saúde no contexto social. A semana surgiu em alusão ao Dia Internacional do Enfermeiro comemorado em dia 12 de maio como também ao dia do técnico em enfermagem comemorado no dia 20 do mesmo mês, com o intuito de promover rodas de discussão e palestras em torno da profissão.

O ciclo de palestras foi concluído com a enfermeira especialista em saúde da família e comunidade, Emanuelly Nóbrega, falando sobre planejamento familiar e cancêr do colo uterino dando espaço para o enfermeiro Thiago Valentim, especialista em enfermagem no trabalho, mostrar os cuidados necessários para uma boa segurança no trabalho. Como parte da programação de encerramento, alunos do curso mostraram, através de peça teatral, a realidade vivida por pacientes que buscam atendimento na rede pública de saúde.

A supervisora do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde do Senac, Aline Camila, ressaltou a importância de todo o trabalho de divulgação das ações da semana da enfermagem. “Nós temos a plena certeza de que esta semana de enfermagem cumpriu com seu papel que era o de expor a todos os presentes o conhecimento acerca da ética profissional, realizar uma explanação sobre doenças como câncer, esclarecer tudo sobre a responsabilidade do profissional”, concluiu.

“Penso que estamos cumprindo com nosso papel perante a sociedade, realizar eventos como esse é estar seguindo o rumo certo, levando ao entendimento e conhecimento de todos o que podemos ofertar com engajamento traçando planos na busca de obter resultados positivos”, esclareceu Abrão Maia, diretor de educação profissional do Senac.

Na programação de encerramento o ex-aluno da instituição do curso de auxiliar de enfermagem, Lourenço Vasconcelos, hoje graduado enfermeiro, relatou as dificuldades vividas durante sua trajetória de formação. “Trabalhava como vigia e resolvi sair dessa condição, busquei alternativas para melhorar de vida e uma delas foi me inscrever no curso de auxiliar de enfermagem onde pude me profissionalizar, após o término do curso já comecei a trabalhar no hospital de base e depois ingressei na faculdade. Hoje sou enfermeiro e deixo essa mensagem pedindo que nunca desistam daquilo que vocês acreditam, eu consegui e mudei de vida através da educação. Agradeço ao Senac que foi através do meu curso de auxiliar de enfermagem que pude conhecer o mundo do conhecimento”, destaca Lourenço.

Fonte: Assessoria de Planejamento e Marketing
Texto e Foto: Sandro de Brito