Home
Senac Fashion Day: confira o que aconteceu nesta primeira edição do evento em Rio Branco

Senac Fashion Day: confira o que aconteceu nesta primeira edição do evento em Rio Branco

Imprimir

Moda, beleza e suas principais tendências, customização inteligente, maquiagens, cabelos, design de moda e desfile de moda corporativa. Assim foi a primeira edição do Senac Fashion Day, evento que aconteceu nesta quinta-feira, 19, no Palácio do Comercio, em Rio Branco e reuniu aproximadamente 500 estudantes, amadores e profissionais desses segmentos.

Sofia Brunetta demostrou diversas possibilidade de customização de roupas durante sua palestra de moda inteligente

A tarde começou com Sofia Brunetta discutindo sobre moda inteligente e as possibilidades de se vestir bem, unindo economia, criatividade e sustentabilidade. “A gente está falando de modo inteligente há muito tempo e as pessoas acordaram para essa necessidade, não só para uma situação do meio ambiente, mas sobretudo se resguardar financeiramente também. Nesse bate-papo com as pessoas que compareceram ao Senac Fashion Day aprenderam um pouquinho sobre customização e como ela pode ser tanto um recurso para economizar tempo, dinheiro e recursos naturais”, explicou a palestrante.

Os temas que seguiram em discursão no evento foram maquiagem com Andrea Costa e designer de cachos com a orientadora do Senac Rio de Janeiro, Helena Gimenez. “Venho trazer uma proposta dos tratamentos de cachos, as tendências e como a mulher cacheada pode usar o cabelo, colorir, corta e como é o processo de transição”, explanou Gimenez.

No início da noite subiu ao palco Fernando Demarchi, que veio do Distrito Federal falar sobre as profissões e a carreira no setor da moda, mostrando que é possível fazer moda no Norte do País. “Antigamente nós falávamos que a moda é simplesmente um processo hoje e é essência, então parte de dentro para fora, então trabalho muito mais profundo em relação a isso, não é simplesmente desenvolver algo, é criar, e o criar parte justamente da essência”, enfatiza o jornalista de moda.

Fernando Demarchi demostrou que existe demanda para as diversas profissões do segmento da moda no Norte do País

O fim da primeira edição do Senac Fashion Day foi marcada pelo desfile da coleção de moda corporativa e sustentável da estilista acreana Manuela Paim. “A coleção foi feita de algodão reciclado e garrafa PET, por isso que tem o nome Re-Use pois está reutilizando uma coisa que iria para o lixo. A partir disso a gente faz um fio para fazer o tecido que depois eu junto com a borracha da Amazônia para assim fazer as peças”, explica Paim, que atualmente reside em São Paulo. “Fiquei muito feliz, foi uma honra para mim poder participar e ver que as pessoas estão se engajando muito mais e se preocupando com a sustentabilidade. Estamos no meio da floresta amazônica e temos que começar por aqui mesmo a dar exemplo de sustentabilidade. As pessoas não dão valor a borracha, não dão valor a tudo que a gente tem aqui na Amazônia e minha ideia fui mudar isso, usar coisas da minha essência. Minha família é toda daqui meus pais cresceram no seringal e eu quis recuperar essa essência da família”.

A acadêmica de artes cênicas, Vanessa Souza do Nascimento participou do evento e avaliou como positiva a iniciativa do Senac. “Para mim foi muito interessante pois estou pesquisando sobre a área da moda e vi que tinha alguns workshops que se encaixar na minha pesquisa, principalmente a Manu (Paim). Ela trouxe uma visão, não tanto europeia, mas sim do Acre e de nossa identidade mostrando que aqui também se pode se fazer moda”, disse a aluna.

Devido ao sucesso do evento, o diretor de educação profissional do Senac Acre garantiu que essa foi o primeiro de muitos Senac Fashion Day. “Estamos muito felizes com o sucesso tremendo. Particularmente não imaginava que tinha tanta gente que se interessava por moda em nosso Estado. Acho que isso é uma tendência que nós temos a potencializar e a fortalecer.  O Senac a partir de agora coloca esse evento no seu calendário de eventos e todos os anos nós vamos realizar o Senac Fashion Day aqui no nosso Estado. O espaço esse ano foi pequeno para a quantidade de pessoas que se interessaram em participar e nos próximos já vamos procurar um espaço mais amplo para poder atender a expectativa de todo público”, Abrão Maia aproveitou também para agradecer a todos que acreditaram nesse sonho. “Quero Agradecer aqui a todos os parceiros, todas as empresas que estiveram conosco nesse evento, que abrirá as suas portas para receber o Senac e a ideia do Senac Fashion Day”, finaliza o diretor.

Confira mais imagens do Senac Fashion Day