Home
Senac participa de congresso de gastronomia em São Paulo

Senac participa de congresso de gastronomia em São Paulo

Imprimir
Durante três dias no Congresso “Mesa Tendências 2014” com os principais chefes de cozinha do Brasil e do mundo debatendo sobre o futuro gastronômico, os colaboradores do Senac do Acre, Hildo Almeida, Fernanda Ferreira e Roberto Escudeiro, puderam relatar a experiência de vivenciar tendências, conhecimento, descobertas e questões sobre a atuação da cozinha socialmente responsável.

Em 11ª edição, o congresso ocorreu recentemente no Centro Universitário Senac Santo Amaro (SP) e teve o desafio de trabalhar o tema “Conexão essencial: o produtor familiar e a cozinha”, temática que abordou a relevância em se ter ingredientes diferenciados na hora de se preparar um prato. Tal diferenciação é trabalhada com o cultivo orgânico destes ingredientes. Desta maneira, todos os chefes que subiam ao palco estavam acompanhados destes produtores que contaram seus cases, suas histórias de vida e suas relações com os famosos chefes que os apresentavam.

“Poder estar em um evento dessa importância para gastronomia do país e compartilhar de tamanha experiência durante três dias de evento próximo de chefes renomados é, sem dúvida, uma forma de ganhar conhecimento e verificar os rumos que a gastronomia busca para os próximos anos, e podemos democratizar todo esse conhecimento para preparar nossos alunos para o futuro da gastronomia”, ressalta o supervisor do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Senac, Hildo Almeida,

O evento contou ainda com a participação de nove dos 11 chefes que formam o G-11, grupo composto pelos chefes do Conselho Assessor Internacional do Basque Culinary Center. O BCC é um projeto pioneiro para a formação de grandes profissionais de cozinha.

Além da programação de palestras e debates, na parte externa do auditório, houve mostras das maiores e melhores empresas do mercado gastronômico, com stands de vinhos, cervejas, equipamentos para cozinha, bares e restaurantes, entre vários outros.

Os produtores familiares também tiveram seu espaço de destaque nesta feira, apresentando os seus produtos aos visitantes e o orientando acerca do cultivo de cada espécie. Um dos destaques foi o Queijo Arupiara, produzido na Paraíba, na fazenda da família de Ariano Suassuna, que foi uma das revelações do evento. Outro destaque foi a “praça de alimentação” formada por food trucks, que se revezaram nos três dias de evento e trouxeram pratos de todas as partes do mundo.

Fonte: Assessoria de Planejamento e Marketing
Texto: Sandro de Brito
Imagens: Senac de São Paulo