Home
Senac realiza formação para o cuidado na Primeira Infância em Assis Brasil

Senac realiza formação para o cuidado na Primeira Infância em Assis Brasil

Imprimir
No dia 12 de abril foi realizado o I Workshop da Primeira Infância no município de Assis Brasil. Ao longo do dia aproximadamente 70 pessoas participaram de atividades de formação e estudos de caso para reflexão sobre problemas que envolvem as pessoas que tem contato com crianças. Estiveram presentes agentes comunitários de saúde, educadores, enfermeiros, assistentes sociais, secretários municipais e a equipe de saúde do Exército da região.

Desenvolver a criança para desenvolver a sociedade

A chamada primeira infância é a fase que compreende desde o nascimento até os seis anos da criança e, segundo especialistas, ela é fundamental para o desenvolvimento na fase adulta. É nesse período que se consolidam as características que vão compor a personalidade do adulto que resultam no seu comportamento em sociedade. O Primeira Infância Acreana (PIA) foi criado para resgatar vínculos afetivos entre os adultos e as crianças, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento dos indivíduos.

O Programa é uma política pública estadual e atua com a participação de equipes municipais, a organização não governamental Unidted Way, a Fundação Maria Celícia Souto Vidigal e o Senac. O município é o responsável em implementar a política diretamente com as famílias, a Fundação fornece o material de estudo,  que são cadernos com conteúdo detalhado sobre temas que envolvem o cuidado das crianças e também da família. A United Way e o Senac atuam de maneira articulada na formação dos profissionais que tem o contato com as famílias acreanas que tem crianças. ‘O Senac oferece as formações por meio de cursos, oficinas, workshops e conversas com os atores envolvidos no contato direto com as crianças’, explica o coordenador do programa no Senac, Edvan Meneses.

Desde 2016 o governo do Estado do Acre vem atuando com o Primeira Infância Acreana. Para iniciar as atividades famílias de Rio Branco estão recebendo acompanhamento. Além da capital, em 2017 outros municípios acreanos se comprometeram a trabalhar pela primeira infância, como Assis Brasil, Xapuri e Brasileia.

 

Integrantes da equipe do Senac e United Way Brasil: Tiana Malta, Edvan Meneses, Ana Kássia e Cássia

   

 

Confirma mais fotos acessando o álbum pelo link: https://www.flickr.com/photos/senac_acre/albums/72157690016765200