Home
Senac realiza formatura de 300 alunos do Programa Aprendizagem

Senac realiza formatura de 300 alunos do Programa Aprendizagem

Imprimir
Alunos do Programa de Aprendizagem do Centro de Educação Profissional (CEP) do Senac realizaram na tarde de terça-feira, 19, encerramento de 11 turmas, com mais de 300 alunos nos cursos de Serviços Administrativos, Serviços de Vendas e Serviços de Operações em Supermercados. A solenidade contou com a presença diretora regional, familiares de alunos e empresas parceiras do Programa.

São 1.000 horas de curso, sendo 400 horas aulas teóricas e 600 horas aulas de atividades práticas realizadas em todos os setores das empresas que são parceiras do Programa de Aprendizagem. Para que o programa atenda seus objetivos, é imprescindível a participação efetiva das empresas como parceiras das ações de aprendizagem desenvolvidas. O bom funcionamento dispõe uma interação entre os diversos fatores do processo educativo, de forma que o “contrato de aprendizagem” seja assumido na perspectiva de uma ação social e cidadã, e não como atividade restrita simplesmente ao atendimento de uma obrigação legal.

A coordenadora do Programa Aprendizagem do Supermercado Araújo, a assistente social Eliene Silva, garante que, durante a execução do programa, a empresa tem uma única missão: ensinar que o trabalho com excelência e a forma para se conquistar os sonhos com honestidade. “Nossa empresa é uma escola, eles são cobrados pela postura, dedicação e apresentação pessoa. Por conta de toda disciplina, alguns ficam no caminho. Mas nossa Diretoria Administrativa e Operacional garante que todo jovem que tenha desenvolvimento positivo na parte teoria no Senac e durante o estágio, esses terão oportunidade em nosso quadro funcional. Vários jovens passaram pelo Programa e foram contratados após a conclusão do curso, construindo uma historia de sucesso.

A aluna recém-formada e contratada pelo Supermercado Araújo através do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercado, Andressa Silva Gadelha, fala da importância em concluir o curso. “Com muita alegria que concluímos mais uma etapa em nossas vidas. Para nós, alunos, cada esforço valeu muito a pena para a construção de caráter de cada um da maior escola de todas, a escola da vida. A jornada é longa e nos reserva grandes surpresas”, ressalta.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei n.º 8.069, de 13/07/90, considera adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos. Ao dispor sobre o direito à profissionalização e à proteção no trabalho (Art. 60), proíbe qualquer trabalho a menores de 14 anos de idade, salvo na condição de aprendiz. Considera Aprendizagem a formação técnico profissional ministrada segundo as diretrizes e bases da legislação de educação em vigor, obedecendo aos princípios de garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular; execução de atividades profissionais compatíveis com o desenvolvimento do adolescente; e horário especial para o exercício dessas atividades.

Histórico do Programa Aprendizagem do Senac

O Programa Aprendizagem Profissional Comercial oferece uma ampla grade de cursos a jovens de 14 a 24 anos que são encaminhados pelas empresas do Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Depois de firmada a parceria com o Senac, os empresários do Setor do Comércio assinam a carteira do jovem aprendiz em uma ocupação reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações, por meio de um contrato de trabalho especial e legislado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O jovem então é matriculado em uma das cerca de 600 unidades do Senac em todo o país.

Durante um período máximo de dois anos, ele alterna jornadas na escola de educação básica, no Senac e na empresa, com direito a remuneração com base no salário mínimo, além de toda proteção previdenciária e trabalhista.

Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens participam de atividades extras e são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética.

O Programa Aprendizagem Profissional Comercial possibilita a formação de jovens trabalhadores competentes e, mais que isso, incentiva a formação de cidadãos ativos e conscientes da força de seu trabalho.

A instituição visa qualificar e desenvolver o futuro profissional dos alunos, para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, incentivando e propiciando o surgimento de cidadãos ativos e conscientes de sua força de sua aprendizagem.