Home
Senac realiza Oficina Pedagógica para Orientadores e Supervisores das Unidades Operativas

Senac realiza Oficina Pedagógica para Orientadores e Supervisores das Unidades Operativas

Imprimir
Orientadores e supervisores educacionais do Senac participaram, nos últimos dias 12 e 13, de oficina pedagógica ministrada pelas diretoras técnicas Cláudia Márcia Alencar e Veronizia Theodoro do Senac de Goiânia, no Centro de Educação Profissional do Senac (CEP). O objetivo era implantar e implementar no modelo pedagógico do Departamento Nacional (DN) no ensino profissionalizante, que iniciou em 2013, uma nova linha de ação pedagógica, no sentido de reforçar e promover a qualidade da oferta educacional, dando assim origem ao Modelo Pedagógico.

A coordenadora do núcleo do Senac no município de Feijó, Maria Carlete, fala da troca de informações que a oficina proporcionou. “Essa oficina é muito importante, pois vamos dar uma base para quem está começando e para quem já esta na caminhada. Ela nos orienta a estarmos focados no nosso papel e, com isso, abre-se um leque de informações para todos. A experiência com outros colegas foi bastante importante, pois aprofundou mais as relações, onde cada um expôs seus conhecimentos e fortaleceu ainda mais o aprendizado”, afirma.

O modelo pedagógico adotado pelo Senac representa um conjunto de ideias orientadas das práticas pedagógicas feitas nos ambientes de aprendizagem da instituição. Ele é composto por uma ou mais teorias educacionais na aprendizagem, onde o crescimento é mútuo, pois consolida um aprendizado de qualidade e consequentemente produz o “fazer” do cotidiano para o desenvolvimento das competências.

A diretora técnica da Regional de Goiás, Veronizia Theodoro, destaca as experiências realizadas através do modelo pedagógico que é trabalho. “A troca de experiência é muito gratificante, pois estamos todos no mesmo processo de aprendizagem. A oficina proporcionou que todos compartilhassem experiências e com isso expandir todas as informações. É uma quebra de paradigmas muito grande, onde nós já temos uma prática e mudá-la não é fácil, logo temos de descontruir para construir. Portanto o resultado foi satisfatório e todos aqui, da regional Acre estão de parabéns”, descreve.

O Modelo Pedagógico Senac trabalha através da Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional, as Diretrizes da Educação Profissional do Senac, as demais legislações pertinentes e as concepções sobre ensino e aprendizagem na educação profissional, disponíveis na literatura especializada em âmbito nacional e internacional.