Home
Unidade operativa do Senac em Cruzeiro do Sul forma alunos de cursos técnicos

Unidade operativa do Senac em Cruzeiro do Sul forma alunos de cursos técnicos

Imprimir
Aproximadamente 66 alunos foram qualificados em formação técnica na Unidade Operativa do município de Cruzeiro do Sul, a solenidade aconteceu na Igreja Batista Betel, e contou com a participação de orientadores educacionais e colaboradores do Senac, além de familiares dos novos técnicos. Os alunos formados fizeram parte dos Programas Senac de Gratuidade (PSG), Pronatec, além de alunos pagantes.

Entre os cursos concluídos estão: Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, Técnico em Transação Imobiliária, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Analises Clinicas e Técnico em Enfermagem.

De acordo com Hirlete Meireles Pinto, Diretora Regional do Senac, este é um momento importante para os alunos que escolheram o Senac em busca de sua formação profissional. “Esse sonho começou há pouco mais de um ano e depois de muita dedicação, foco e empenho, o objetivo de cada um foi concretizado. O Senac não está aqui apenas para formar para o mercado de trabalho, e sim para formar para a vida. Hoje, inicia a primeira etapa de uma vida profissional de sucesso e estamos muito felizes em fazer parte dessa história”, destaca Hirlete.

O aluno Edson de Paula, concludente do curso Técnico em Transações Imobiliárias, declara que já atuava no mercado imobiliário, e com o grande crescimento do mercado local, teve a necessidade de buscar a qualificação técnica. “O mercado está cada vez mais concorrido, precisamos estar em busca de qualificação constantemente para sempre sair na frente no mercado de trabalho. Como profissional, precisamos executar nossas atividades com amor e não apenas por necessidade, isso irá nos tornar diferenciados”, declara.

No decorrer do curso, os alunos passaram por estágios supervisionados em atividades relacionadas à profissão, como forma de submetê-los à realidade de mercado de trabalho. A Educação Profissional Técnica em Nível Médio (Cursos Técnicos) constitui na formação voltada especialmente para o exercício de profissões técnica de nível médio. Essa modalidade de curso destina-se a pessoas egressas ou que estejam cursando o Ensino Médio, e, visa desenvolvimento de competências para exercício de profissões técnicas de nível médio, ampliando a formação geral do educando.

Para o gerente do Centro de Educação Profissional do Senac em Cruzeiro do Sul, Izaú Melo, é uma grande satisfação ver o Senac encaminhar tantos profissionais com formação técnica ao mercado de trabalho da região. “A unidade do Senac em Cruzeiro do Sul está imensamente feliz em presenciar uma diversidade de pessoas, com perfis diferenciados, idades das mais variadas sendo disponibilizadas para o mercado de trabalho”, destaca o gestor.

Destaque no mercado de trabalho

Nos últimos tempos, a procura por cursos técnicos no Brasil aumentou consideravelmente. As pessoas estão interessadas em uma formação rápida, prática e valorizada pelas empresas. Essa formação busca preparar o aluno para ingressar diretamente no mercado de trabalho de seu interesse.

Muitas pessoas ficam surpresas com o número novos de empregos que são oferecidos para candidatos com curso técnico. No Brasil há um déficit de profissionais especializados em diversos setores. Diferente do que a maioria pensa, as empresas valorizam muito os serviços prestados por pessoas que possuem esses cursos.

De modo geral, fazer um curso técnico é vantajoso, especialmente para as pessoas que desejam encontrar uma oportunidade profissional com urgência. Em algumas carreiras, a remuneração para um profissional com formação técnica pode superar a remuneração de quem tem nível superior, dependendo da área de atuação.