A saúde da mulher e da criança, desde a gravidez, passando pelo nascimento até o puerpério, envolve ações preconizadas pelo Ministério da Saúde dirigidas às mulheres em idade fértil e às crianças. Considerando que esse segmento representa aproximadamente dois terços da população brasileira, é importante tratá-lo de maneira distinta devido à especificidade dos problemas que o afetam, às elevadas taxas de morbidade e mortalidade nesse grupo — inclusive por problemas que poderiam ser prevenidos — e à demanda efetiva que apresenta junto aos serviços de saúde[1].
Nesse contexto, o Senac promove o curso de Assistência de Enfermagem Materno-Infantil, pois o profissional de Enfermagem constitui-se em um elemento fundamental na assistência à saúde da mulher e, para isso, é importante estar sempre atualizado nos conhecimentos e técnicas que permeiam essa assistência.
[1] https://politicaspublicas.almg.gov.br/temas/saude mulher crianca/entenda/informacoes gerais.html?tagNivel1=295&tagAtual=10196.pEste curso tem como objetivo subsidiar profissionais para prestação de assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico-puerperal, ao recém-nascido pré-termo, termo, e lactente sadio em alojamento conjunto. É destinado a estudantes e profissionais da área de Enfermagem.
Não há.
Não há.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir.
Durante o processo
Atendido ¯ A
Parcialmente atendido ¯ PA
Não atendido ¯ NA
Ao final da Unidade Curricular
Atendido ¯ A
Não atendido ¯ NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
Não há.
Docentes com formação superior em Enfermagem e experiência profissional em saúde materno-infantil.