Desde 1977 presente no Estado do Acre, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac é o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País.
“Educar com excelência para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Acre.”
“Ser a instituição brasileira que oferece as melhores soluções em educação profissional, reconhecida pelas empresas”
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi criado em 10 de janeiro de 1946, no Decreto-Lei 8.621. A partir do ano seguinte, o Senac passou a desenvolver um trabalho até então inovador no país: oferecer, em larga escala, educação profissional destinada à formação e à preparação de trabalhadores para o comércio. Na mesma data de sua criação foi promulgado o Decreto-Lei 8.622, que dispõe sobre a atuação da Instituição na aprendizagem comercial. Em 5 de dezembro de 1967, foi aprovado o Regulamento do Senac, por meio do Decreto nº 61.843, complementado por alterações instituídas via Decreto nº 5.728, de 16 de março de 2006.
No Estado do Acre o Senac foi instituído no dia 27 de maio de 1976, através da Resolução Nº 255/76 do Departamento Nacional, assinada pelo Presidente Jessé Pinto Freire. A instalação física no estado ocorreu na capital Rio Branco cerca de oito meses após a publicação da Resolução que autorizava a criação da Delegacia Regional, no dia 20 de janeiro de 1977, sob a direção de Jaime Ariston, primeiro Delegado Executivo. A Delegacia comportava Sesc e Senac, e enquanto não possuía sede própria, funcionou num imóvel na rua Silvestre Coelho, localizada no bairro do Bosque. Mudaram-se para um prédio alugado pela Igreja Católica, cuja estrutura atenderia ao crescimento da instituição por cerca de três anos. Hoje, a localidade pertence ao Sesc, e funciona como uma de suas unidades.
Após um ano e meio de fundação, em 1979, por decisão do Departamento Nacional, a administração da Delegacia que era composto pelo Senac e Sesc foi dividida, devido ao crescimento da instituição no Estado e suas demandas. Então, o Senac instalou-se no memorável primeiro piso do Edifício Santos, na travessa Benjamim Constant. Após a mudança administrativa, a Delegacia esteve sob os cuidados do Delegado Pedro Vicente, sucedido pelo Delegado José Mastrangelo.
A Passados mais de vinte anos de atuação no estado do Acre, como Delegacia Executiva, em 1998, com a aprovação do Conselho Nacional do Senac, foi constituído o Departamento Regional do Acre, concedendo autonomia dos atos administrativo e financeiro, o que vigora até os dias atuais. O senhor Josimar F. de Oliveira Coelho foi o primeiro Diretor Regional da instituição. Esse acontecimento ocorreu em resultado ao um movimento dos empresários do estado, norteados pelo Presidente da Fecomércio/AC, senhor Leandro Domingos, cuja iniciativa visava a integração das instituições e o consequente fortalecimento do Comércio no estado.
No ano 2000, o Senac chega ao município de Cruzeiro do Sul. No mesmo ano o Senac Acre adquire sua primeira carreta escola e passar a levar o Programa SenacMóvel, projeto de democratização da educação profissional, passando a atender a população dos municípios do inferior do Estado onde o Senac não tem unidades fixas.
O Programa Senac de Gratuidade, também conhecido como PSG, tem seu acordo firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008 , o Programa Senac de Gratuidade (PSG).
A partir de 2009, garante o acesso à educação profissional de qualidade a custo zero para à população brasileira de baixa renda.
A unidade de Cruzeiro do Sul funcionava em prédio alugado até 2019 quando a cidade ganhou sua sede própria buscando atender toda demanda do Vale do Juruá.
Em junho de 2013, foi inaugurada a segunda unidade do Senac em Rio Branco, cuja estrutura oferece os cursos nas áreas de Gestão e Tecnologia da Informação, localizada no Palácio do Comércio, bairro Abrahão Alab, denominado Núcleo de Educação Profissional – Gestão e TI.
Em março de 2016 o município de Feijó ganhar uma unidade do Senac no centro da cidade e em 2019 é a vez do município de Brasiléia.
A identidade visual da instituição foi repaginada em 2012, depois de 43 anos de criada (1969) da antiga. A nova identidade visual traz um avião de papel estilizado, formado pela junção de triângulos que, como uma seta, aponta em direção ao futuro buscando transmitir liberdade (a escolha do que quiser ser no futuro), a inovação (a criatividade de quem se transforma pela educação) e a leveza (a simplicidade que possibilita o voo empreendedor).