Assistente de Marketing e Vendas

Você está aqui: Início Cursos Assistente de Marketing e Vendas

Na atual conjuntura socioeconômico mundial, a importância do comércio está sendo destacada e reconhecida a cada dia. Além de gerador do maior número de empregos formais no país, o setor exibe, especialmente, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização e especialização de mão de obra no setor. Nos segmentos da indústria e do comércio, novas formas e redes de varejo têm surgido, expandindo-se dentro e fora das regiões metropolitanas para aproveitar o bom momento dos negócios. Isso colabora para elevar a competitividade no setor, seja pelo embate direto entre as redes ou pela concorrência com as lojas independentes. Hoje, na era digital, onde o comércio eletrônico é uma ferramenta essencial que facilita a comunicação entre empresas e clientes, é grande a demanda de profissionais capazes de atuar no comércio, visando entender e responder a tais necessidades de forma competente, inovadora, articulada e sustentável, contribuindo para a adaptação e a perenidade das organizações do comércio, com base nas tendências do mercado de trabalho atual. Este cenário contribui para a expansão das oportunidades de emprego e negócios, possibilitando que profissionais capacitados deem respostas efetivas à nova realidade do comércio. Com base no exposto, as empresas, principalmente as pequenas e as médias, têm demonstrado a necessidade de profissionais para atuar no apoio ao desenvolvimento das atividades laborais das áreas do marketing e de vendas. Assim, este curso possibilita formar profissionais alinhados aos cenários apresentados e, ainda, às mudanças que são inerentes ao comércio ao longo do tempo.

O Assistente de Marketing e Vendas é o profissional que participa dos processos de planejamento, desenvolvimento e aplicação do composto de marketing, pesquisando dados e informações para apoiar a execução das ações planejadas e os processos de pré-venda, venda e pós-venda. Atende às demandas de clientes internos e externos, relacionando-se com equipes de diversos setores.
Esse profissional atua nos processos relativos às ações de marketing e comercialização em organizações dos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo e demais segmentos econômicos.
O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade. 
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Gestão.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Assistente de Marketing e Vendas:
•    Auxiliar o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação do composto de marketing das organizações;
•    Executar atividades de apoio administrativo em processos comerciais.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso. O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O Estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08). Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar. Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o Estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Vendas e Marketing, e, preferencialmente, em Gestão de Empresa, e formação superior em Administração, Processos Gerenciais, Marketing, Publicidade e Propaganda, ou pós-graduação em Gestão Comercial ou Empresarial.

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Rio Branco 28/05/2024 até 24/07/2024 Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00)
160h Presencial R$ 417,00 Matricule-se Já
Compartilhe esta página
Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.


(68) 3213-3000

faleconosco@ac.senac.br

Departamento Regional do Acre