Assistente de Recursos Humanos

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Diante do dinamismo do mundo do trabalho, das constantes inovações organizacionais e dos diferentes aspectos das atividades produtivas atuais, o fator humano tem se tornado cada vez mais fundamental para que as organizações alcancem altos níveis de competitividade, produtividade e excelência. Se por um lado esse panorama delineia novas e complexas formas de atuação aos profissionais da área, por outro lado contribui para o fortalecimento da Gestão de Pessoas como aspecto central ao negócio das organizações, impondo-lhes novos desafios. Em resposta, passa-se a exigir, para atuação na área, profissionais que possuam visão sistêmica, capacidade de atuar em equipe, propor soluções e resolver problemas, entre outras habilidades. A oferta de um curso de qualificação de Assistente de Recursos Humanos, pelo Senac, nesse sentido, justifica-se pelo potencial de crescimento em importância da área ou do setor de Gestão de Pessoas e pela necessidade crescente de profissionais qualificados para compor o quadro de funcionários.

O Assistente de Recursos Humanos atua nos processos relativos aos subsistemas de provisão, desenvolvimento, aplicação e manutenção, cujas atividades estão sob a responsabilidade do setor de Recursos Humanos de empresas dos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo, da indústria, bem como órgãos públicos e instituições de ensino e pesquisa.

Esse profissional auxilia a coleta e tabulação de dados e informações, elabora planilhas, preenche formulários, arquiva documentos e atende a demanda de clientes internos e externos nos processos de: recrutamento, seleção e integração, treinamento e desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e na elaboração de planos de cargos e salários, além de apoiar a execução de ações de promoção da qualidade de vida e segurança no trabalho.

O Assistente de Recursos Humanos, qualificado pelo Senac, tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados.  Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Gestão.

Competências

  • Auxiliar a execução dos procedimentos de recrutamento, seleção e integração de pessoas;
  • Apoiar e executar ações pertinentes a desenvolvimento de pessoas, retenção, avaliação de desempenho e elaboração de planos de cargos e salários;
  • Atuar na organização e execução de ações relacionadas à qualidade de vida e à segurança nos ambientes de trabalho.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão do presente curso.
O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.

 

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; • ser diagnóstica e formativa; • permear e orientar todo o processo educativo; • verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); • permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback, em que docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. Formas de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso); • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Nacional do Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam diminuir o grau de subjetividade do processo avaliativo; • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência Ao definir indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, faz-se necessário definir a menção que será utilizada para expressar os resultados de uma avaliação. A seguir, estão as menções relativas aos resultados possíveis para cada indicador. Durante o processo: • Atendido – A • Parcialmente atendido – PA • Não atendido – NA Ao término da Unidade Curricular: • Atendido – A • Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida – D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (Desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (Desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado – AP • Reprovado – RP Ao término da Unidade Curricular: * Todas as competências/Unidades Curriculares com menção desenvolvida? - Sim: Aprovado. - Não: Reprovado. Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio da solução de situações-problema e realização de estudos dirigidos. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08). Conforme previsto em legislação vigente, o estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar. Nos cursos em que o estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional comprovada em Recursos Humanos e formação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão de Pessoas, Administração e/ou Psicologia, preferencialmente com formação pedagógica. A docência nos cursos a distância requer a experiência e formação anteriormente citadas, bem como domínio de recursos de informática e noções básicas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Desejável experiência ou formação em tutoria online.

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Rio Branco 21/01/2025 até 26/03/2025 Segunda-feira a Sexta-feira (07:30 às 11:30)
160h Presencial R$ 417,00
Rio Branco 21/01/2025 até 26/03/2025 Segunda-feira a Sexta-feira (13:00 às 17:00)
160h Presencial R$ 417,00
Brasiléia 26/02/2025 até 09/05/2025 Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00)
160h Presencial R$ 417,00
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