Assistente Financeiro

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Independente da área de atuação, todos os tipos de negócios precisam de suporte na área financeira, afinal uma empresa que não realiza sua projeção financeira e não controla de maneira eficiente os seus recursos, tem dificuldade para a tomada de decisão acertada e, consequentemente, deixa de oferecer para seu cliente um produto ou serviço com qualidade, aliando bom preço e prazo de entrega. Cabe a área financeira a responsabilidade por todas as movimentações que envolvem investimentos e despesas. Nesse sentido, torna-se imprescindível um profissional preparado para prestar assistência ao departamento financeiro, por meio de ferramentas de trabalho adequadas, executando as rotinas da área de acordo com legislação específica, avaliando as situações do cotidiano, com senso crítico e ético, a fim de garantir a organização e fluxo de dados. Entretanto, apesar da importância estratégica do profissional de finanças, a falta de pessoal especializado é um dos grandes problemas que as empresas enfrentam no Brasil. Segundo pesquisa realizada pela Manpowergroup , a área de Finanças e Contabilidade está entre as 10 principais nas quais os empregadores têm dificuldades para o preenchimento de vagas, sendo um grande desafio contratar bons profissionais. Ao mesmo tempo, dados da revista Exame apontam para o aumento real dos salários dos profissionais desse setor dado seu caráter estratégico e ao desafio na captação e retenção desse profissional. Nesse contexto, a função de apoio à realização de atividades financeiras relacionadas à elaboração, organização e controle de documentos, físicos ou digitais, é importante para o andamento dos processos de uma organização. É, pois, nesse cenário que o Assistente Financeiro se faz presente e necessário para monitorar e auxiliar nas atividades financeiras por meio de levantamentos e controles de pouca complexidade, contudo essenciais, como acompanhamento de fluxo de caixa, contas a pagar e receber, crédito, cobrança e emissão de notas fiscais, atividades essas necessárias à gestão financeira da organização. Sua atuação ética contribui para o bom desempenho e a saúde financeira das organizações, fatores essenciais à manutenção e geração de empregos além da produção de produtos e serviços competitivos.

O Assistente Financeiro é o profissional que organiza e executa atividades relacionadas a contas a pagar e a receber, controle de movimentação bancária, acompanhamento de fluxo de caixa e de lançamentos contábeis para controle de execução orçamentária. Preenche formulários e guias e realiza tratamento e arquivamento de documentos. Atende à demanda de clientes internos e externos relacionando-se com equipes de diversos setores.
Este profissional atua nos processos financeiros e contábeis em organizações dos segmentos de comércio de bens, serviços e turismo e demais segmentos da economia. 
O Assistente Financeiro qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados.  Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Esta perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento de Gestão.

Competências 
•    Auxiliar a execução de ações pertinentes aos processos financeiros em organizações;
•    Auxiliar as operações pertinentes às atividades da controladoria nas organizações.
 

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso. O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação: • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no modelo pedagógico nacional reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência: A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular: • Atendido - A • Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular: Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso: Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP Recuperação: A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O Estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08). Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar. Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o Estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Finanças ou Contabilidade e graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Tecnologia em Processos Gerenciais ou Tecnologia em Gestão Financeira. Preferencialmente com formação pedagógica.
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