Auxiliar em Saúde Bucal

Você está aqui: Início Cursos Auxiliar em Saúde Bucal

A odontologia brasileira é reconhecida mundialmente, sendo uma das mais importantes no cenário global. De acordo com o e-MEC , o país dispõe de 383 cursos de odontologia ativos, alguns figurando entre os melhores do mundo, segundo o ranking de 2017 do Center For World University Rankings . De acordo com dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) , há hoje cerca de 312 mil cirurgiões-dentistas e 160 mil técnicos/auxiliares em saúde bucal, sendo que o número de auxiliares é superior ao número de técnicos inscritos no Conselho (132 mil e 28 mil, respectivamente). É notório que o País ainda tem desafios a serem enfrentados no que se refere à saúde bucal da população. No entanto, com a entrada da pauta na agenda de prioridades políticas do Governo Federal nas últimas décadas, o Brasil avançou na prevenção e no controle da cárie. A publicação da Política Nacional de Saúde Bucal pelo Ministério da Saúde, em 2003, foi um dos fatores que contribui para essa melhora. Também conhecida como Brasil Sorridente , entre outras ações, implantou as equipes de saúde bucal na estratégia do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) e o Técnico em Saúde Bucal (TSB) nas equipes voltadas ao atendimento primário. Essa iniciativa gerou um aumento na demanda por esses profissionais nos serviços públicos. Nos serviços privados, por sua vez, observa-se o crescimento das operadoras de planos odontológicos, conforme indica o estudo da Agência Nacional de Saúde Suplementar , além da ampliação das opções de serviços prestados. Soma-se a isso o fato de que os avanços científicos em pesquisas e tecnologia na área de Odontologia vêm acontecendo rapidamente, levando a classe odontológica a buscar atualização contínua. Diante desse cenário, a procura por Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) nos consultórios tende a crescer, uma vez que, devido às inovações dos procedimentos, técnicas e materiais, ao aumento da exigência e conhecimento dos pacientes e a crescente demanda dos serviços relacionados aos planos odontológicos, o cirurgião-dentista passa a valorizar e a necessitar cada vez mais de profissionais qualificados para compor sua equipe, visando à qualidade e otimização dos atendimentos. Nesta perspectiva, este curso foi concebido visando contribuir com o desenvolvimento das competências requeridas na área de saúde e do campo da odontologia, mediante contato permanente com especialistas da área.

O Auxiliar em Saúde Bucal é o profissional que atua sob supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal, auxiliando nas intervenções clínicas odontológicas, na organização e manutenção do consultório e nas ações de educação em saúde bucal.
Pode atuar em consultórios e clínicas odontológicas particulares ou de Unidade Básica de Saúde (UBS), de Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de órgãos como Marinha, Exército e Aeronáutica, em clínica-escola de instituições de Ensino Superior e, ainda, em hospitais.
Para o desenvolvimento das suas atividades, atua em equipes multiprofissionais, interagindo com cirurgião-dentista, técnico em saúde bucal, técnico em prótese dentária e demais profissionais da área da saúde.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, cuja natureza é “cuidar”, e pertence ao segmento de Saúde. No Brasil, o exercício profissional é regulamentado pela Lei 11.889/2008.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Auxiliar em Saúde Bucal: 
•    Organizar o ambiente de trabalho odontológico.
•    Orientar o paciente e seus responsáveis legais sobre as técnicas de higiene bucal. 
•    Auxiliar na realização do trabalho clínico odontológico.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o Perfil Profissional de Conclusão do presente curso. O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente. • Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar a outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário. • Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se o mesmo está apto a receber seu certificado ou diploma. Forma de expressão dos resultados da avaliação • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). • As menções adotadas no modelo pedagógico reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem: Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido - A • Parcialmente atendido - PA • Não atendido - NA Ao final da Unidade Curricular • Atendido - A • Não atendido - NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional, Prática Integrada ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida - D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75% , conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado - AP • Reprovado - RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O Estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08). Conforme previsto em legislação vigente, o Estágio pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar. Nos cursos em que o Estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a realização do Estágio, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o Estágio é obrigatório, de acordo com a Resolução CFO nº 113, de 08 de dezembro de 2011.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em atendimento clínico odontológico, formação superior em Odontologia e registro no Conselho Regional de Odontologia.
Compartilhe esta página
Em caso de dúvidas

Entre em contato conosco.


(68) 3213-3000

faleconosco@ac.senac.br

Departamento Regional do Acre