Os profissionais da saúde, principalmente Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros, lidam diretamente com medicamentos, dosagens e relações que envolvem pesos e medidas, sendo fundamental à equipe ter conhecimento dos princípios básicos de cálculos e dosagem, uma vez que qualquer erro pode configurar o óbito de um paciente.
Saber as fórmulas a serem utilizadas no preparo das doses medicamentosas é condição prioritária para que o paciente receba a dosagem certa e se produza o efeito esperado. Muitos hospitais trabalham com as doses dos fármacos personalizadas e prontas para o uso de cada paciente, entretanto, para a maioria dos medicamentos existe a necessidade de se calcular a dosagem prescrita no preparo a fim de evitar equívocos ou erros, pois a apresentação do fármaco (quantidade do fármaco por mg ou por ml) nem sempre coincide com a quantidade de cada dose que deve ser administrada/prescrita.
Diante do contexto apresentado, este curso busca desenvolver habilidades que possibilitem ao profissional conhecer os medicamentos, a dosagem correta, as interações medicamentosas e os efeitos colaterais, avaliando a eficiência do fármaco.Este curso tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades relativas a técnicas e regras de preparação e administração de medicamentos. É destinado a estudantes e profissionais da área de Enfermagem.
Não há.
Não há.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir.
Durante o processo
Atendido ¯ A
Parcialmente atendido ¯ PA
Não atendido ¯ NA
Ao final da Unidade Curricular
Atendido ¯ A
Não atendido ¯ NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
Não há.
Docentes com formação superior em Enfermagem, Farmácia ou Biomedicina com experiência profissional na área de atuação.