Coleta de sangue em hemoterapia: doador e paciente

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Importantes avanços tecnológicos ocorridos no campo da medicina, além do crescente aumento da população, fazem com que assistência hemoterápica no Brasil evolua. Hoje, essa rede é formada por instituições públicas e privadas dedicadas a criar produtos e serviços para satisfazer às necessidades dos clientes, que podem ser consumidores, usuários, associados ou contribuintes. Se “trabalhar é gerir as variabilidades” (SCHWARTZ, 2010e, p. 93), a hemoterapia deve ser gerida considerando a legislação, as técnicas, as determinações, assim como os desejos, as necessidades e as singularidades dos diferentes protagonistas, sejam doadores de sangue sejam trabalhadores[1]. Dessa forma, é importante que os profissionais sejam cada vez mais capacitados para acompanhar essa crescente demanda na área da Hemoterapia. [1] FREITAS, Katia Butter Leão de. Coletar sangue: um trabalho intenso e fundamental para garantir a vida. 2011. 89 f. Dissertação (Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2011.O curso Coleta de Sangue em Hemoterapia: Doador e Paciente objetiva aprimorar as técnicas e os métodos em coleta de sangue, promovendo a melhoria do procedimento prático da coleta, de forma assertiva e segura para pacientes e doadores de sangue. É destinado a profissionais e estudantes da área de Análises Clínicas que desejam obter mais conhecimento sobre o tema.
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A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir: Durante o processo Atendido ¯ A Parcialmente atendido ¯ PA Não atendido ¯ NA Ao final da Unidade Curricular Atendido ¯ A Não atendido ¯ NA O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções: Concluiu (C) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso. Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso. Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
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Docentes com formação superior em Farmácia ou Enfermagem e experiência profissional na área Análises Clínicas ou Hemoterapia.
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