Segundo dados do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a média de consumo de pescado por habitante ao ano no Brasil alcançou 11,17 quilos em 2011, nada menos do que 14,5% a mais do que em relação ao ano anterior. Em dois anos (2010 e 2011) o crescimento da demanda por peixes e frutos do mar aumentou em média 23,7%. Assim, pode-se acreditar, com alguma margem de segurança, que atualmente os brasileiros já devem consumir pescado na média mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 12 quilos por habitante/ano[1].
Com o aumento da produção de peixes e com o crescimento da procura por parte do consumidor, ocorre a necessidade de aperfeiçoamento por parte dos profissionais que desejam ingressar ou se manterem atualizados neste setor, a fim de executar os preparos a base de peixes e frutos do mar, com a qualidade desejada.
[1] Fonte: MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA. Consumo de pescado no Brasil aumenta 23,7% em dois anos. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2013/10/consumo-de-pescado-no-brasil-aumenta-23-7-em-dois-anos. Acesso em 06 ago. 2018.O curso de aperfeiçoamento Corte e Cocção de Peixes e Frutos do Mar tem como objetivo realizar pré-preparo e preparo, para produções alimentícias à base de peixes e frutos do mar.
É destinado aos profissionais que atuam na área de gastronomia.
Não há.
Não há.
A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:
Durante o processo
Atendido - A
Parcialmente atendido - PA
Não atendido - NA
Ao final da Unidade Curricular
Atendido - A
Não atendido - NA
O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:
Concluiu (C ) ¯ quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
Não concluiu (NC) ¯ quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.
Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.
Não há.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em corte e cocção de peixes e frutos do mar e formação em gastronomia, nutrição, engenharia de alimentos ou áreas afins.