Cozinha Regional

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O Brasil tem uma grande mistura de tradições e culturas em suas diferentes regiões e isso também se reflete na sua culinária. A culinária do Brasil é fruto de uma mistura entre europeus, indígenas e africanos. Os sabores do Brasil foram desenvolvidos a partir da tradição indígena e por todas as correntes de imigração que influenciaram sua cultura.

Cada região tem seus sabores típicos e os pratos são preparados a partir de ingredientes regionais. Na Região Norte, existe forte presença indígena mesclada com a imigração europeia, especialmente do período do ciclo da borracha. Na Região Nordeste, a presença africana é forte devido a escravidão no ciclo da cana. No Centro-Oeste, a culinária foi influenciada pela pecuária e a forte presença indígena liderou a preferência regional por raízes. Na região Sudeste, inicialmente, a culinária sofreu forte influência das origens portuguesas, indígenas e africanas, passando por modificações a partir da chegada de imigrantes japoneses, libaneses, sírios, italianos e espanhóis. Por fim, na Região Sul, a mistura étnica ocorrida resultou em uma culinária com a presença da cozinha italiana, alemã, portuguesa e espanhola.

Deste modo, destaca-se na culinária brasileira um patrimônio ímpar, fruto da variedade de aromas e sabores que representa toda diversidade da cultura brasileira. Resultado de uma miscigenação que se confunde com a sua própria história. A culinária brasileira marca a grande mistura de culturas que forma o nosso país. Em cada uma das cinco regiões, é possível encontrar pratos típicos que se diferem por completo de outras partes de um mesmo Brasil.

Deste modo, o curso de Cozinha Regional do Senac, apresenta técnicas culinárias para a preparação dos principais pratos típicos de cada região brasileira, valorizando culinária nacional e apresentando aos participantes do curso um vasto leque de aromas e sabores.

A partir dos indicadores que evidenciam o atendimento do objetivo do curso foram estabelecidas menções durante o processo e ao final do processo, conforme a seguir:

Durante o processo

  • Atendido - A
  • Parcialmente atendido - PA
  • Não atendido - NA

 

Ao final da Unidade Curricular

  • Atendido - A
  • Não atendido - NA

O resultado atribuído ao aluno no final do curso será expresso por uma das seguintes menções:

  • Concluiu (C) quando os indicadores forem atendidos e o aluno tiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária total do curso.
  • Não concluiu (NC) – quando os indicadores não forem atendidos e/ou o aluno tiver frequência inferior a 75% da carga horária total do curso.

Ações de recuperação devem ser oportunizadas durante todo o processo de aprendizagem, conforme necessidade identificada pelo docente, privilegiando momentos em sala de aula.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional na área e formação em Gastronomia ou áreas afins. É desejável ter experiência docente.

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Departamento Regional do Acre