A codificação de toda a interface visual de um site deve ser responsiva e dinâmica. A cada ano, verifica-se a exigência no mercado de profissionais mais qualificados, que busquem o uso de ferramentas computacionais, recursos que expandam as possibilidades criativas e sigam os padrões da web, como HTML e CSS[1] e Adobe Photoshop para edição e tratamento de imagens,[2] uma vez que imagens e leiautes para web vêm ganhando mais espaço e notoriedade no cenário brasileiro pela importância de desenvolver um ambiente cada vez mais amigável e responsivo.
Além disso, é importante o uso de uma linguagem de fácil aprendizado e com demanda por profissionais de mercado. Nesse sentido, o JavaScript continua sendo uma das melhores opções para o desenvolvimento de páginas web interativas.[3] Assim, justifica-se a oferta do curso Desenvolvimento web ¯ front end.
[1] W3C. Standards. [s. d.]. Disponível em: https://www.w3.org/standards/. Acesso em: 9 out. 2019.
[2] BELIN, L. 12 dos melhores programas para editar fotos e vídeos no PC e no celular. TecMundo, 30 ago. 2018. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/software/133765-12-melhores-programas-editar-fotos-videos-pc-no-celular.htm. Acesso em: 9 out. 2019.
[3] LUDMILA, V. Infográfico: como é o mercado de desenvolvedores web no Brasil?. Tutano, [s. d.]. Disponível em: http://tutano.trampos.co/14187-infografico-mercado-de-desenvolvimento-brasil/. Acesso em: 9 out. 2019.Este curso tem como objetivos desenvolver as seguintes competências: desenvolver imagens em aplicações web com Photoshop; codificar interface de websites utilizando linguagem de marcação com aplicação de estilos; e desenvolver recursos de interatividade no conteúdo web com JavaScript.
É destinado a profissionais e estudantes que desejam ampliar seus conhecimentos em desenvolvimento e manipulação de imagens para aplicações web, visando à atuação em diversos contextos profissionais, como: marketing, publicidade, produção de conteúdo e vídeo para web, estúdios digitais, produtoras de aplicativos, editoras, entre outros.
Não há.
De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o objetivo do presente curso.
O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da instituição, a avaliação tem como objetivos:
Ser diagnóstica: Averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu nível de domínio das competências, indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente.
Ser formativa: Acompanhar todo o processo de aprendizado das competências propostas neste plano, constatando-se se o aluno as desenvolveu de forma suficiente para avançar à outra etapa de conhecimentos e realizando adequações, se necessário.
Ser somativa: Atestar o nível de rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.
Forma de expressão dos resultados da avaliação:
Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso).
As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.
Menção por indicador de competência:
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo:
Atendido ¯ A
Parcialmente atendido ¯ PA
Não atendido ¯ NA
Ao final da Unidade Curricular
Atendido ¯ A
Não atendido ¯ NA
Menção por Unidade Curricular:
Ao término de cada Unidade Curricular (competência) estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
Desenvolvida ¯ D
Não desenvolvida ¯ ND
Menção para aprovação no curso:
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as Unidades Curriculares (competências).
Além da menção D (desenvolvida), ele deve ter frequência mínima de 75%, conforme a legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
Aprovado ¯ AP
Reprovado ¯ RP
Recuperação:
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
Não há.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em Photoshop, HTML5, CSS 3.0, Bootstrap, JavaScript e jQuery e formação em tecnologia da informação (TI) e/ou em áreas afins.
Quando da oferta a distância, o DR Sede responsável pela oferta do curso definirá o perfil do tutor.