A definição do cardápio, bem como a mudança de pratos, deve ser feita através da integração das áreas relacionadas ao atendimento de clientes, mesmo indiretamente, de forma a cumprir os interesses da empresa, conciliando os aspectos operacionais, financeiros e a lucratividade[1].
É importante ter consciência de que o planejamento de um cardápio é a base do restaurante, sendo um instrumento de ordenação para que se desenvolva um trabalho eficiente e produtivo. A elaboração do cardápio deve ser pensada com uma lista variada de pratos a partir de receitas equilibradas tanto gastronomicamente quanto financeiramente. O estudo da elaboração de cardápios deve gerar compras e gestão sustentável para um restaurante e, para tanto, o estudo e planejamento financeiro é primordial, justificando, assim, a oferta deste curso.
[1] ZANELLA, Luiz Carlos; CÂNDIDO, Índio. Restaurante: técnicas e processos de administração e operação. Caxias do Sul: Educs, 2002.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos:
7.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação
7.1.1. Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
Ao final da Unidade Curricular
7.1.2. Menção por Unidade Curricular
Ao término de cada Unidade Curricular (Competência), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são:
7.1.3. Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as unidades curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada).
Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas.
7.2. Recuperação
A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com experiência profissional em planejamento e elaboração de cardápios e formação em Administração, Nutrição, Gastronomia, Hotelaria ou áreas afins.
Cidade | Data | Horário e Frequência | Duração | Modalidade | Investimento | |
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Rio Branco | 10/03/2025 até 21/03/2025 |
Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00) |
40h | Presencial | R$ 210,00 |