O segmento farmacêutico tem sofrido importantes transformações resultantes do lançamento de produtos, da evolução tecnológica, de mudanças regulatórias, da aprovação da telemedicina, de estratégias omnichannel e da busca por qualidade de vida associada à responsabilidade ambiental. O Sindusfarma[1] revela que o Brasil ocupa a 8ª posição em faturamento entre as principais economias mundiais do setor, com perspectivas, segundo a Abrafarma[2], de alcançar as cinco primeiras posições até o fim de 2023. Paralelamente, é evidente a força do mercado consumidor de cosméticos e fragrâncias,[3][4] com o país sendo o 4° maior mercado de cosméticos e o 2° maior de fragrâncias globalmente.
Entretanto, este cenário promissor também vem acompanhado de desafios. A regulamentação é um ponto de atenção, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), objetivando qualidade e segurança, tem atualizado constantemente suas normas. Além disso, o incremento de serviços farmacêuticos, como consultórios, vacinação e testes rápidos, demanda uma constante atualização profissional. O crescimento no consumo de suplementos alimentares[5], a ampliação das farmácias com manipulação e o boom da empregabilidade no setor magistral[6] também exigem uma preparação mais robusta dos profissionais.
Essas mudanças também impulsionaram a contratação de maior número de profissionais, especialmente nas redes de farmácias no Brasil que estão continuamente em expansão. Segundo informações do Panorama Farmacêutico,[7] mais de 4,6 mil vagas de emprego em farmácias foram abertas em agosto de 2023, sendo 59% para balconistas e atendentes.
Diante desse cenário, surge a perspectiva de empregabilidade do Atendente de Farmácia, cujas atribuições envolvem domínio de conhecimentos técnicos-científicos, no escopo de sua atuação, relacionados à dispensação, atendimento a clientes de forma atenta e competente e organização dos produtos, espaços e locais de trabalho, conforme as especificidades do segmento e de forma a contribuir para o bem-estar e saúde da população.
[1] Sindusfarma – Perfil da Indústria Farmacêutica, 2022. Disponível em: Https://Sindusfarma.Org.Br/Uploads/Files/229d-Gerson-Almeida/Publicacoes_Ppts/Perfil_Ind_Farmaceutica_22_Port.Pdf. Acesso em: 29 Jun. 2023.
[2] Abrafarma - Mercado farma se aproxima dos 5 maiores no mundo: B2b ultrapassou B2c em faturamento. Disponível em:Https://Www.Abrafarma.Com.Br/Noticias/Mercado-Farma-Se-Aproxima-Dos-5-Maiores-No-Mundo-B2b-Ultrapassou-B2c-Em-Faturamento . Acesso em: 29 Jun. 2023.
[3] Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Panorama do Setor, maio, 2023. Disponível em:< Https://Abihpec.Org.Br/Site2019/Wp-Content/Uploads/2023/01/Panorama-Do-Setor_Atualizado_17-05_.Pdf >. Acesso em 29.Jun. 2023.
[4] Associação Brasileira de Embalagem (Abre). Panorama global de consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos marcam o primeiro dia da Semana Abihpec de Mercado 2002. Set. 2022. Disponível em:< Https://Www.Abre.Org.Br/Inovacao/Panorama-Global-De-Consumo-De-Produtos-De-Higiene-Pessoal-Perfumaria-E-Cosmeticos-Marcam-O-Primeiro-Dia-Da-Semana-Abihpec-De-Mercado-2022/>. Acesso em 29.Jun.2023.
[5] Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Dados consolidados do Setor de Alimentos para fins especiais e congêneres em 2022 (comparativos a 2021). Disponível em:< Https://Abiad.Org.Br/O-Setor-Em-Numeros/>. Acesso em 29 Jun. 2023.
[6] Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). Panorama Setorial 2022. Disponível em:
[7] Panorama Farmacêutico. Agosto Registra 4,6mil vagas de emprego em farmácias. Disponível em:< Https://Panoramafarmaceutico.Com.Br/Agosto-46-K-Vagas-Emprego-Em-Farmacias/>. Acesso em 10. Ago 2023.
O Atendente de Farmácia auxilia no atendimento ao cliente, na leitura de prescrições e solicitações, separação, entrega e orientação sobre medicamentos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e na comercialização de cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes, suplementos alimentares e produtos para saúde. Além disso, colabora na organização e reposição de produtos, no controle de estoque, nos procedimentos relacionados aos serviços farmacêuticos e nas demais rotinas do estabelecimento.
Esse profissional atua em farmácias com e sem manipulação (drogarias), sob a supervisão e orientação do farmacêutico, exercendo suas atividades em conformidade com os princípios éticos, a legislação vigente, os procedimentos e as normas do estabelecimento, colaborando e interagindo com outros profissionais. Pode atuar como contratado pelos regimes celetista, como funcionário público e, autonomamente, como pessoa física ou jurídica.
O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde e pertence ao segmento de Saúde.
A seguir estão as competências que compõem o perfil do Atendente em Farmácia:
De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão do presente curso.
Para fins de prosseguimento de estudos, o aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno, por meio da educação formal, informal ou do trabalho, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:
8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação
8.1.1. Menção por indicador de competência
A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:
Durante o processo
Ao término da unidade curricular
8.1.2. Menção por unidade curricular
Ao término de qualquer unidade curricular (competência, estágio, prática profissional, prática integrada ou projeto integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja atingido em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são:
8.1.3. Menção para aprovação no curso
Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares.
Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:
8.2. Recuperação
A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (BRASIL, 2008)[1].
Conforme previsto em legislação vigente, pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.
Nos cursos em que não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos sua realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Quando desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o estágio não é obrigatório.
[1] Brasil. Lei nº 11.788, de 25 de dezembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do Art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e nº 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do Art. 82 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o Art. 6º da Medida Provisória nº 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em jun. 2023.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes conforme especificações a seguir:
Unidades curriculares 1 e 2
Formação superior em Farmácia, com registro no Conselho Regional de Farmácia e, preferencialmente, experiência profissional em drogaria.
Unidade curricular 3
Formação superior em Farmácia, com registro no Conselho Regional de Farmácia e, preferencialmente, experiência profissional na comercialização de cosméticos.
Unidade curricular 4
Formação superior em Farmácia, com registro no Conselho Regional de Farmácia e, preferencialmente, experiência profissional em drogaria e/ou farmácia com manipulação.
Cidade | Data | Horário e Frequência | Duração | Modalidade | Investimento | |
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Cruzeiro do Sul | 18/03/2025 até 02/07/2025 |
Segunda-feira a Sexta-feira (13:00 às 17:00) |
264h | Presencial | R$ 660,00 | |
Rio Branco | 17/02/2025 até 06/06/2025 |
Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00) |
264h | Presencial | R$ 660,00 |