Empreendedorismo Digital

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O segmento farmacêutico tem sofrido importantes transformações resultantes do lançamento de produtos, da evolução tecnológica, de mudanças regulatórias, da aprovação da telemedicina, de estratégias omnichannel e da busca por qualidade de vida associada à responsabilidade ambiental. O Sindusfarma[1] revela que o Brasil ocupa a 8ª posição em faturamento entre as principais economias mundiais do setor, com perspectivas, segundo a Abrafarma[2], de alcançar as cinco primeiras posições até o fim de 2023. Paralelamente, é evidente a força do mercado consumidor de cosméticos e fragrâncias,[3][4] com o país sendo o 4° maior mercado de cosméticos e o 2° maior de fragrâncias globalmente.

Entretanto, este cenário promissor também vem acompanhado de desafios. A regulamentação é um ponto de atenção, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), objetivando qualidade e segurança, tem atualizado constantemente suas normas. Além disso, o incremento de serviços farmacêuticos, como consultórios, vacinação e testes rápidos, demanda uma constante atualização profissional. O crescimento no consumo de suplementos alimentares[5], a ampliação das farmácias com manipulação e o boom da empregabilidade no setor magistral[6] também exigem uma preparação mais robusta dos profissionais.

Essas mudanças também impulsionaram a contratação de maior número de profissionais, especialmente nas redes de farmácias no Brasil que estão continuamente em expansão. Segundo informações do Panorama Farmacêutico,[7] mais de 4,6 mil vagas de emprego em farmácias foram abertas em agosto de 2023, sendo 59% para balconistas e atendentes.

Diante desse cenário, surge a perspectiva de empregabilidade do Atendente de Farmácia, cujas atribuições envolvem domínio de conhecimentos técnicos-científicos, no escopo de sua atuação, relacionados à dispensação, atendimento a clientes de forma atenta e competente e organização dos produtos, espaços e locais de trabalho, conforme as especificidades do segmento e de forma a contribuir para o bem-estar e saúde da população.

 

[1] Sindusfarma – Perfil da Indústria Farmacêutica, 2022. Disponível em: Https://Sindusfarma.Org.Br/Uploads/Files/229d-Gerson-Almeida/Publicacoes_Ppts/Perfil_Ind_Farmaceutica_22_Port.Pdf. Acesso em: 29 Jun. 2023.

[2] Abrafarma - Mercado farma se aproxima dos 5 maiores no mundo: B2b ultrapassou B2c em faturamento. Disponível em:Https://Www.Abrafarma.Com.Br/Noticias/Mercado-Farma-Se-Aproxima-Dos-5-Maiores-No-Mundo-B2b-Ultrapassou-B2c-Em-Faturamento . Acesso em: 29 Jun. 2023.

[3] Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Panorama do Setor, maio, 2023. Disponível em:< Https://Abihpec.Org.Br/Site2019/Wp-Content/Uploads/2023/01/Panorama-Do-Setor_Atualizado_17-05_.Pdf >. Acesso em 29.Jun. 2023.

[4] Associação Brasileira de Embalagem (Abre). Panorama global de consumo de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos marcam o primeiro dia da Semana Abihpec de Mercado 2002. Set. 2022. Disponível em:< Https://Www.Abre.Org.Br/Inovacao/Panorama-Global-De-Consumo-De-Produtos-De-Higiene-Pessoal-Perfumaria-E-Cosmeticos-Marcam-O-Primeiro-Dia-Da-Semana-Abihpec-De-Mercado-2022/>. Acesso em 29.Jun.2023.

[5] Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad). Dados consolidados do Setor de Alimentos para fins especiais e congêneres em 2022 (comparativos a 2021). Disponível em:< Https://Abiad.Org.Br/O-Setor-Em-Numeros/>. Acesso em 29 Jun. 2023.

[6] Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). Panorama Setorial 2022. Disponível em:. Acesso em Jun. 2023.

[7] Panorama Farmacêutico. Agosto Registra 4,6mil vagas de emprego em farmácias. Disponível em:< Https://Panoramafarmaceutico.Com.Br/Agosto-46-K-Vagas-Emprego-Em-Farmacias/>. Acesso em 10. Ago 2023.

 

O Atendente de Farmácia auxilia no atendimento ao cliente, na leitura de prescrições e solicitações, separação, entrega e orientação sobre medicamentos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e na comercialização de cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumes, suplementos alimentares e produtos para saúde. Além disso, colabora na organização e reposição de produtos, no controle de estoque, nos procedimentos relacionados aos serviços farmacêuticos e nas demais rotinas do estabelecimento.

Esse profissional atua em farmácias com e sem manipulação (drogarias), sob a supervisão e orientação do farmacêutico, exercendo suas atividades em conformidade com os princípios éticos, a legislação vigente, os procedimentos e as normas do estabelecimento, colaborando e interagindo com outros profissionais. Pode atuar como contratado pelos regimes celetista, como funcionário público e, autonomamente, como pessoa física ou jurídica.

O profissional qualificado pelo Senac tem como marcas formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados com o mundo do trabalho e o exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Ambiente e Saúde e pertence ao segmento de Saúde.

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Atendente em Farmácia:

  • auxiliar no fornecimento de medicamentos em farmácias;
  • apoiar na orientação do uso racional de medicamentos em farmácias;
  • apoiar na orientação para o uso de cosméticos, suplementos alimentares, produtos de higiene pessoal, perfumaria e produtos para saúde em farmácias;
  • auxiliar na comercialização de produtos em farmácias.

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão do presente curso.

Para fins de prosseguimento de estudos, o aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno, por meio da educação formal, informal ou do trabalho, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.

De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como objetivos:

  • ser diagnóstica: averiguar o conhecimento prévio de cada aluno e seu domínio das competências, dos indicadores e elementos, elencar as reais necessidades de aprendizado e orientar a abordagem docente;
  • ser formativa: acompanhar todo o processo de desenvolvimento das competências propostas neste plano, constatando se o aluno está apto a avançar para a próxima etapa e, se necessário, realizar ajustes no planejamento para otimizar o processo de ensino-aprendizagem;
  • ser somativa: atestar o rendimento de cada aluno, se os objetivos de aprendizagem e competências foram desenvolvidos com êxito e verificar se ele está apto a receber seu certificado ou diploma.

 

8.1. Forma de expressão dos resultados da avaliação

  • Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizado para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da unidade curricular/curso).
  • As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo.
  • De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem.

 

8.1.1. Menção por indicador de competência

A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são:

Durante o processo

  • Atendido – A
  • Parcialmente atendido – PA
  • Não atendido – NA

 

Ao término da unidade curricular

  • Atendido – A
  • Não atendido – NA

 

8.1.2. Menção por unidade curricular

Ao término de qualquer unidade curricular (competência, estágio, prática profissional, prática integrada ou projeto integrador) estão as menções relativas a cada indicador. Caso algum dos indicadores não seja atingido em alguma UC, o aluno será considerado reprovado naquela unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da unidade curricular. As menções possíveis para cada uma são:

  • Desenvolvida – D
  • Não desenvolvida – ND

 

8.1.3. Menção para aprovação no curso

Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolvida) em todas as unidades curriculares.

Além da menção D (desenvolvida), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas:

  • Aprovado – AP
  • Reprovado – RP

 

8.2. Recuperação

A recuperação ocorrerá imediatamente à constatação das dificuldades do aluno, podendo ser propostas atividades como resolução de problemas, estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.

O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (BRASIL, 2008)[1].

Conforme previsto em legislação vigente, pode integrar ou não a estrutura curricular dos cursos. Será obrigatório quando a legislação que regulamenta a atividade profissional assim o determinar.

Nos cursos em que não for obrigatório, pode ser facultada aos alunos sua realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Quando desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o estágio não é obrigatório.

 

[1] Brasil. Lei nº 11.788, de 25 de dezembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do Art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e nº 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do Art. 82 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o Art. 6º da Medida Provisória nº 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em jun. 2023.

O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes conforme especificações a seguir:

Unidades curriculares 1 e 2

Formação superior em Farmácia, com registro no Conselho Regional de Farmácia e, preferencialmente, experiência profissional em drogaria.

 

Unidade curricular 3

Formação superior em Farmácia, com registro no Conselho Regional de Farmácia e, preferencialmente, experiência profissional na comercialização de cosméticos.

 

Unidade curricular 4

Formação superior em Farmácia, com registro no Conselho Regional de Farmácia e, preferencialmente, experiência profissional em drogaria e/ou farmácia com manipulação.

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Cruzeiro do Sul 18/03/2025 até 02/07/2025 Segunda-feira a Sexta-feira (13:00 às 17:00)
264h Presencial R$ 660,00
Rio Branco 17/02/2025 até 06/06/2025 Segunda-feira a Sexta-feira (18:00 às 22:00)
264h Presencial R$ 660,00
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