Estoquista

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No cenário organizacional, a concorrência ganhou proporções globais, fazendo que, cada vez mais, as empresas se profissionalizem para continuar no mercado, de forma sustentável e eficiente. Nesse contexto, destacam-se os impactos do planejamento e da administração dos estoques em prol da rentabilidade dos negócios da organização. Os estoques possuem significativa representatividade na estrutura de capital de giro das empresas, chegando a representar 80% do investimento dessas organizações. Para contornar problemas, tais como estimativas exageradas que implicam a imobilização desnecessária de recursos financeiros ou a falta de um produto essencial para o giro de capital, é necessário um profissional qualificado para organizar, controlar e acompanhar as ações realizadas em um almoxarifado, contribuindo para que o aperfeiçoamento dos processos empresariais não seja apenas desejável, mas, sim, inevitável para as organizações que visem se manter competitivas no mercado, sendo fator decisivo para sua perenidade. Nesse contexto, a função de estoquista tem fundamental importância para o desenvolvimento do setor logístico, visto que esse profissional desempenha atividades cada vez mais complexas, assumindo assim papéis estratégicos na cadeia de suprimentos, contribuindo de forma efetiva no desenvolvimento da administração dos recursos. Diante dessas necessidades, o Senac oferece o curso Estoquista, visando à formação de profissionais com competências que atuem com foco em resultados.

O Estoquista atua no planejamento, na operacionalização, no controle e na armazenagem de materiais, produtos e equipamentos. Para isso, executa procedimentos relacionados ao controle de recebimento e ao armazenamento de materiais, produtos e equipamentos, além de organizar estoques, seguindo procedimentos internos e apoiando os demais setores das organizações. 
Exerce suas atividades em organizações do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e demais setores da economia. 
O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, colaboração e comunicação, criatividade e atitude empreendedora, autonomia digital e atitude sustentável, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e capacidade de transformação da sociedade.
A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir”, e pertence ao segmento Gestão. 
Competências
•    Realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico.
•    Organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos. 

De acordo com a legislação educacional em vigor, é possível aproveitar conhecimentos e experiências anteriores dos alunos, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão do presente curso. O aproveitamento de competências anteriormente adquiridas pelo aluno por meio da educação formal, informal ou do trabalho, para fins de prosseguimento de estudos, será feito mediante protocolo de avaliação de competências, conforme as diretrizes legais e orientações organizacionais vigentes.
De forma coerente com os princípios pedagógicos da Instituição, a avaliação tem como propósitos: • avaliar o desenvolvimento das competências no processo formativo; • ser diagnóstica e formativa; • permear e orientar todo o processo educativo; • verificar a aprendizagem do aluno, sinalizando o quão perto ou longe está do desenvolvimento das competências que compõem o perfil profissional de conclusão (foco na aprendizagem); • permitir que o aluno assuma papel ativo em seu processo de aprendizagem, devendo, portanto, prever momentos para autoavaliação e feedback, nos quais docente e aluno possam juntos realizar correções de rumo ou adoção de novas estratégias que permitam melhorar o desempenho do aluno no curso. Forma de expressão dos resultados da avaliação Toda avaliação deve ser acompanhada e registrada ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, definiu-se o tipo de menção que será utilizada para realizar os registros parciais (ao longo do processo) e finais (ao término da Unidade Curricular/curso). As menções adotadas no Modelo Pedagógico Senac reforçam o comprometimento com o desenvolvimento da competência e buscam minimizar o grau de subjetividade do processo avaliativo. De acordo com a etapa de avaliação, foram estabelecidas menções específicas a serem adotadas no decorrer do processo de aprendizagem. Menção por indicador de competência A partir dos indicadores que evidenciam o desenvolvimento da competência, foram estabelecidas menções para expressar os resultados de uma avaliação. As menções que serão atribuídas para cada indicador são: Durante o processo • Atendido – A • Parcialmente atendido – PA • Não atendido – NA Ao término da Unidade Curricular • Atendido – A • Não atendido – NA Menção por Unidade Curricular Ao término de cada Unidade Curricular (Competência, Estágio, Prática Profissional ou Projeto Integrador), estão as menções relativas a cada indicador. Se os indicadores não forem atingidos, o desenvolvimento da competência estará comprometido. Ao término da Unidade Curricular, caso algum dos indicadores não seja atingido, o aluno será considerado reprovado na Unidade. É com base nessas menções que se estabelece o resultado da Unidade Curricular. As menções possíveis para cada Unidade Curricular são: • Desenvolvida – D • Não desenvolvida – ND Menção para aprovação no curso Para aprovação no curso, o aluno precisa atingir D (desenvolveu) em todas as Unidades Curriculares (Competências e Unidades Curriculares de Natureza Diferenciada). Além da menção D (desenvolveu), o aluno deve ter frequência mínima de 75%, conforme legislação vigente. Na modalidade a distância, o controle da frequência é baseado na realização das atividades previstas. • Aprovado – AP • Reprovado – RP Recuperação A recuperação será imediata à constatação das dificuldades do aluno, por meio de solução de situações-problema, realização de estudos dirigidos e outras estratégias de aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento da competência. Na modalidade de oferta presencial, é possível a adoção de recursos de educação a distância.
O estágio tem por finalidade propiciar condições para a integração dos alunos no mercado de trabalho. É um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos” (Lei n° 11.788/08). Nos cursos em que o estágio não é obrigatório, pode ser facultada aos alunos a sua realização, de acordo com a demanda do mercado de trabalho. Desenvolvido como atividade opcional, a carga horária do estágio é apostilada ao histórico escolar do aluno. No presente curso, o estágio não é obrigatório.
O desenvolvimento da oferta ora proposta requer docentes com ensino superior completo em Logística, Administração, Comércio Exterior, Gestão de Negócios ou áreas afins, com experiência profissional em armazenagem e administração de estoques, preferencialmente com especialização também em áreas afins. É desejável, também, experiência em docência profissional. Na oferta do curso em Educação a Distância, requerem-se profissionais de acordo com o já referido, bem como com formação ou experiência em tutoria para educação a distância.

Turmas

Cidade Data Horário e Frequência Duração Modalidade Investimento
Rio Branco 28/05/2024 até 22/07/2024 Segunda-feira a Sexta-feira (07:30 às 11:30)
160h Presencial R$ 417,00 Matricule-se Já
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